A 9ª Subseção da OAB-RJ, em Nova Friburgo, abriu as portas de seu auditório na noite desta sexta-feira, 31 de agosto, para a realização de audiência pública voltada a debater o futuro da Praça Getúlio Vargas e os desdobramentos do Termo de Ajustamento de Conduta firmado entre a Prefeitura e o Ministério Público Federal (MPF) em 2015. Em especial o projeto de requalificação da Praça, elaborado pela Prefeitura.
De acordo com a organização do evento, 172 pessoas compareceram ao encontro. A Câmara Municipal esteve representada por seu presidente, vereador Alexandre Cruz, e também pelos vereadores Zezinho do Caminhão e Luiz Carlos Neves. Também compareceram o superintendente regional do Inea, Marcelo Schuenck, e o deputado estadual Wanderson Nogueira, além de diversos representantes da sociedade civil e de movimentos que se engajaram em favor da preservação dos eucaliptos da Praça, durante a polêmica dos cortes, três anos atrás. A Prefeitura e o Ministério Público Federal não enviaram representantes.
O teor das manifestações não deixou dúvidas a respeito da insatisfação em torno do que estabelece o projeto de lei, e muitos dos presentes pediram que a Câmara Municipal realize audiência pública para debater o assunto. Além disso, o vereador Zezinho do Caminhão, a partir de solicitação dos presentes, assumir o compromisso de propor ao plenário da Casa Legislativa a convocação do prefeito Renato Bravo para que esteja presente ao debate e possa ouvir as manifestações da população.
O projeto de requalificação da praça prevê, entre outras medidas, a divisão do logradouro em três espaços distintos, e a permissão para a instalação de quiosques comerciais.
A Audiência Pública na Câmara ainda não tem data para acontecer.
Deixe o seu comentário