Além do turismo e do polo de moda íntima, outros setores da economia também estão ganhando destaque em Nova Friburgo, como a produção de cerveja artesanal e do lúpulo.
O sabor mais concentrado, característico das cervejas artesanais, é uma boa pedida para o clima mais frio, característico da Região Serrana. Um dos responsáveis pelo aroma e sabor da cerveja é o lúpulo, que também é cultivado por diversos produtores na região, fazendo com que a cidade tenha mais uma referência para ser um dos principais polos do produto no Brasil.
O lúpulo é tradicionalmente usado, junto com o malte, a água e a levedura, na fabricação da cerveja. No calor do cozimento da mistura, ele libera suas resinas de sabor amargo, dando à cerveja sabor característico. Por ser um conservante natural, é essencial no processo de produção.
Atualmente, um grupo de produtores de lúpulo está investindo em novas tecnologias para que, por exemplo, a flor brote durante o ano inteiro, de forma a não prejudicar o mercado local, já que é comercializada para os cervejeiros da cidade.
O veterinário Paulo Celles Cordeiro é um dos pioneiros no cultivo do produto em Nova Friburgo. Ele plantou em seu sítio, em Amparo, um dos primeiros pés das espécies da planta, com a intenção de produzir a sua própria cerveja artesanal. Pouco depois, forneceria para seus vizinhos algumas mudas e, assim, daria início a uma cadeia produtiva favorável para a economia do distrito e da cidade como um todo.
Incentivo à produção
Um dos marcos do aumento de produção e consumo da cerveja artesanal, por exemplo, foi a lei municipal 1.209/15 de incentivo à indústria, que trouxe diversos produtores, investimentos para a região e conferiu às pequenas cervejarias um tratamento tributário diferente. Para melhorar ainda mais o cenário, foi sancionada a lei estadual 7954/2018, que reconhece a existência do Polo Cervejeiro Artesanal da Região de Nova Friburgo.
A lei também estabelece a realização da Festa Anual da Cerveja Artesanal do Estado do Rio, que acontecerá em Nova Friburgo a partir de 2019, com realização da Associação da Indústria Cervejeira de Nova Friburgo e Região (Beer Alliance), em parceria com entidades.
Circuito Cervejeiro
Com o objetivo de tornar a cerveja artesanal um produto turístico de Nova Friburgo e fazer com que o próprio friburguense conheça suas atrações locais, no dia 1º de setembro acontece o Circuito Cervejeiro, idealizado por Nilton Sérgio, da 4x4 Cantos Ecoturismo e Receptivo, com o apoio da Novatour.
Alguns dos locais a serem visitados são a cervejaria Alpendorf, o restaurante e brew pub Cabeça de Dragão (com o festival Shitake n’ Beer) e o espaço Casa Suíça. Para mais informações e reservas, basta entrar em contato através dos telefones (22) 2523-7973 / 99946-6491, ou através dos e-mails contato@4x4cantosecoturismo.com.br ou novatour@ymail.com.
Deixe o seu comentário