Dia do Meio Ambiente: saldo positivo em Nova Friburgo

terça-feira, 09 de junho de 2009
por Jornal A Voz da Serra

Na última sexta-feira, 5, foi comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. Em Nova Friburgo a data foi celebrada com uma ação coletiva na Praça Dermeval Barbosa Moreira, no centro da cidade, onde diversas entidades ligadas à defesa do meio ambiente puderam expor, divulgar, compartilhar e distribuir informações ligadas à preservação ambiental. Atividades como a distribuição de mudas de árvores nativas, pinturas, oficinas de reciclagem e leitura também foram destaques no dia, que contou com intensa participação da comunidade durante o dia. As crianças também puderam ouvir histórias e ler na Biblioteca Móvel, que esteve presente por todo o dia.

Entre as diversas ações ocorridas durante o dia, as aulas de malabares e pernas de pau estavam entre as mais disputadas pelas crianças, assim como o estande do Instituto Univida de Proteção Animal, que promoveu uma pequena feira de adoção, trazendo para a praça vários filhotinhos de cães afim de lhes conseguir um novo lar. Primeira pessoa a adotar um cãozinho na data, a pernambucana passando férias na cidade, Adinair Medeiros, recolhia informações sobre os trâmites necessários para a viagem de avião com o bichinho até sua cidade, Porto de Galinhas.

Grupos como Projeto Florestar e cia. e a Agenda 21 fizeram a distribuição de mudas nativas, distribuindo também folhetos de educação ambiental para crianças, adolescentes e todos mais que passavam pelo espaço. O Instituto Estadual do Ambiente (Inea), atraiu a curiosidade de muitos curiosos ao expor dezenas de animais de diferentes espécies, todos encontrados bem aqui, na Mata Atlântica.

Outro trabalho de destaque foi a composteira, apresentada por estagiários da Embrapa. Realizada em conjunto com alunos do Projeto de Proteção Ambiental da Escola Espaço Livre, as composteiras são recipientes preparados para a realização do processo de reciclagem de lixo orgânico, que, neste caso, passa por uma espécie de filtro, de onde se colhe o chorume, ou seja, a parte líquida dos resíduos orgânicos não desejáveis, como bagaço de cana-de-açúcar, serragem, restos de capina e outros. O processo de compostagem, que costuma levar até 50 dias, pode ser utilizado para transformar diferentes tipos de resíduos orgânicos em adubo orgânico, para ser usado em vasos de plantas, hortas e jardins.

Para o secretário de Meio Ambiente, Roberto Vianna, a ação ainda é pequena, mas já surpreende a quantidade de trabalhos desenvolvidos, assim como a atenção recebida pela população. Promovido pelas secretarias de Meio Ambiente e Agricultura, o Dia do Meio Ambiente contou ainda com a participação da Agenda 21, Inea, Cecna, OAB, Ibama, Reciclando com Arte, Peac, Sítio Terra Romã, Curves, Projeto Florestar e cia., Corpo de Bombeiros, Bng2, Biblioteca Móvel, Aeanf, Univida, Apae, Energisa e EBMA.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade