O Dia D de vacinação contra o sarampo e poliomielite, que acontece em todo o Estado do Rio, transcorreu sem problemas nem filas nos postos de Nova Friburgo ao longo deste sábado, 18. A campanha nacional teve início no último dia 6 e vai até o próximo dia 31. Todas as crianças entre 1 ano e 4 anos 11 meses e 29 dias devem ser vacinadas, independentemente de já terem recebido alguma dose ou não.
De acordo com a enfermeira Juliana Sepúlveda, do posto de saúde Sylvio Henrique Braune, no Suspiro, a procura pela vacina ainda é tímida, mas a expectativa é de que a meta seja alcançada nos últimos dias de campanha. “Nossa meta é imunizar dez mil crianças, mas até agora não conseguimos vacinar nem um terço dessa meta. Pedimos aos pais que procurem os postos e vacinem seus filhos. Acredito que a procura aumente no final da campanha”.
Em Nova Friburgo, cinco postos de saúde (Suspiro, Olaria, Conselheiro Paulino, Cordoeira e São Geraldo) estarão abertos das 8h às 17h para a campanha. Graças ainda a uma ação solidária dos cinco Rotarys Clubes do município (Nova Friburgo, Suspiro, Caledônia, Imperador e Olaria), que doaram 20 caixas térmicas com termômetros (foto), a campanha de vacinação foi estendida às unidades de saúde da família de Lumiar, Vargem Alta, Stucky, Mury, Varginha, Amparo, Campo do Coelho, Centenário, São Lourenço e Riograndina, que estarão abertas neste sábado, das 9h às 16h.
“Com essas caixas térmicas as doses das vacinas poderão ser transportadas com segurança e assim pretende-se facilitar a imunização de um número maior de crianças. A campanha vacinal vai até o fim do mês e a adesão ainda é baixa, em torno de 10% apenas. Esperamos que este Dia D, ao qual o Rotary abraça contribua para que mais crianças sejam vacinadas”, comentou Márcia Carestiato, do Rotary.
A data é importante para aumentar a cobertura contra essas doenças, evitar o aumento de casos de sarampo e a reintrodução da poliomielite. Todos os postos de saúde dos municípios estarão de portas abertas ao longo do dia. Para a campanha, foram distribuídas às prefeituras um milhão de doses de vacinas contra o sarampo e mais um milhão contra a poliomielite. Em Nova Friburgo, para prevenção contra a poliomielite, foram disponibilizadas 5.350 vacinas VOP (gotinhas), enquanto a tríplice viral (contra caxumba, sarampo e rubéola) foram enviadas 5.050 doses.
Em 2017, no Estado do Rio, a cobertura vacinal contra o sarampo foi 95% em crianças com menos de um ano e contra a poliomielite essa taxa ficou em 82%. Por isso, a importância do Dia D e demais fases da campanha para alcançar a meta de imunizar 95% do público-alvo.
Seguindo a recomendação do Ministério da Saúde, para a proteção contra a poliomielite, as crianças que não tomaram nenhuma dose durante a vida receberão a vacina VIP (Vacina Inativada Poliomielite). Já os menores de cinco anos que já tiverem tomado uma ou mais doses da vacina, receberão a VOP (Vacina Oral Poliomielite), a famosa gotinha. Sobre o sarampo, todas as crianças receberão uma dose da vacina Tríplice viral, que protege contra sarampo, rubéola e caxumba, independente da situação vacinal, desde que não tenham sido vacinadas nos últimos 30 dias.
Deixe o seu comentário