Nova Friburgo tem as ferramentas para a consolidação da produção de conteúdo audiovisual. São, de acordo com o Instituto Serrano de Economia Criativa (Isec), aproximadamente 2.500 metros quadrados de estúdios para a produção de conteúdos para TV e publicidade, dois canais de TV abertos, seis canais de TV locais, uma web TV e uma distribuidora com potencial de 80 mil espectadores por dia.
Com isso, segundo o instituto, o setor emprega cerca de 450 pessoas formalmente. Além disso, engloba produtores de audiovisual independentes e amadores, e abre espaço para o surgimento de novos talentos, inclusive artistas. Ou seja, recursos não faltam. E o município desponta como eixo central, sendo inclusive o município sede do Polo Audiovisual de Nova Friburgo e Região, o SerraAção.
E é através do polo e de editais públicos que o Isec vem investindo no desenvolvimento do setor. Os objetivos principais são a capacitação, formação de público, fomento à produção e maior receptividade para a realização de novos projetos.
Um exemplo é o seminário “Ações estruturantes”, realizado em 2015 e em 2016. O resultado da iniciativa em números mostra o potencial do audiovisual em Nova Friburgo e região:
Mão de obra:
- menores de 18 anos: 6 contratados
- entre 18 e 49 anos: 99 contratados e 55 voluntários
- acima de 50 anos: 18 contratados e 3 voluntários
Juntos, os seminários capacitaram mais de duas mil pessoas. Além disso, a realização dos eventos culminou na contratação de serviços de alimentação, hotelaria, som, iluminação, entre vários outros.
Outra iniciativa com resultados positivos para a cidade foi o apoio à produção do longa-metragem “Missão Cupido”. De acordo com o Isec, a comédia romântica, com roteiro e trilha sonora do diretor Rodrigo Bittencourt e produção de Clélia Bessa, da Raccord Produções, foi responsável pela geração de mais de 60 empregos diretos nas áreas de produção, arte, figurino, transporte, operadores de trânsito e manutenção. E ainda abriu espaço para a participação de 430 figurantes.
A movimentação da economia local girou em torno de R$ 1 milhão. E as belezas naturais da cidade serviram de pano de fundo para as cenas do longa, com gravações em várias locações, como o Nova Friburgo Country Clube, a Fábrica de Rendas Arp e o Cemitério Luterano de Nova Friburgo.
Deixe o seu comentário