“Estou vivendo um momento mágico da minha vida. Sinto-me honrado e privilegiado por, ainda tão jovem, poder participar de um dos momentos mais importantes na história do Poder Legislativo de Nova Friburgo. Agradeço a Deus por esse privilégio. Assumimos a responsabilidade de presidir essa comissão, e tivemos dezenas de audiências públicas, durante as quais ouvimos a sociedade civil organizada, ouvimos o clamor dos servidores públicos, ouvimos a população de modo geral, suas indagações, reclamações... E houve pontuações que conseguimos convergir em dispositivo legislativo para assegurar um direito.
Com essa lei avançamos muito. Desenvolvemos uma lei futurística, pensando nas próximas décadas. Nela apresentamos todas as políticas públicas existentes atualmente, entre as quais podemos destacar as políticas sobre drogas... Defesa Civil é outro capítulo sensacional, que contém as dez diretrizes estabelecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU), para que Nova Friburgo entre no rol das cidades resilientes. Ou seja, que tenha capacidade de prevenir tragédias futuras, e tenha condições de atuar de forma enérgica e eficaz caso venha a ser confrontada com algum episódio semelhante no futuro.
É preciso destacar também a política de bem-estar animal. Ao longo desse processo de elaboração nós pesquisamos muitas leis orgânicas pelo país, e em nenhuma delas encontramos um capítulo ou algo que fizesse menção a políticas públicas para animais. Desenvolvemos essa temática com a participação de defensores da causa em nossa cidade. E o mais importante é que estamos sinalizando o desenvolvimento de Nova Friburgo, através de apontamentos que vão nortear o Executivo municipal, independentemente de quem seja o prefeito. Vão ajudar a gerir os recursos, e a orientar as políticas que precisam ser implementadas e aperfeiçoadas.
Automaticamente as cobranças também aumentam, tanto para o Executivo quanto para o Legislativo, mas quem é correto e quer tudo funcionando de forma correta e justa só pode identificar benefícios para a sociedade friburguense. Imagino que uma legislação tão moderna e tão inovadora, que construímos de forma coletiva, irá gerar uma repercussão muito positiva para Nova Friburgo a nível regional, estadual e nacional.
Temos informações sobre muitas leis orgânicas que passam por processo de reformulação, mas eu não tenho conhecimento a respeito de nenhuma outra que tenha sido construída a partir de tantas audiências públicas quanto a nossa. É certamente uma das leis no Brasil elaboradas com maior participação popular. Tantas vezes ficamos aqui aos sábados, das 9h até 22h, renunciando a muitos compromissos pessoais, questões familiares, justamente por estarmos mergulhados nesse sonho. A aprovação dessa lei é a realização de um sonho.”
Deixe o seu comentário