A Fundação Natureza (FN) começou ser articulada em 1987 como um projeto, envolvendo pessoas dispostas a desenvolver um trabalho de preservação do meio ambiente. Uma dessas pessoas era o professor Michael Corbett, ex-professor do Colégio Nova Friburgo, da Fundação Getúlio Vargas (CNF/FGV). Outro valor do início da caminhada da FN foi o ecólogo Aristóteles de Queiroz Filho (atual presidente), a quem Corbett propôs a criação de uma universidade de meio ambiente nas desativadas instalações do CNF/FGV (posteriormente Instituto Politécnico do Rio de Janeiro (IPRJ), mais tarde campus regional da Uerj), com o que Aristóteles não concordou por não vislumbrar clientela. A decisão recaiu sobre uma ONG, que nesses 20 anos se deparou com muitas dificuldades, mas também obteve muitas conquistas, entre elas, a conscientização da comunidade para a preservação do meio ambiente.
O início do trabalho
A primeira coordenadora da FN foi a professora Ângela Fernandes. A sede ficava numa das casas do CNF/FGV. A FN foi criada informalmente em 10 de abril de 1989. Uma série de projetos foram se desenvolvendo sempre com o pensamento da equipe em formar uma fundação, o que acabou não se efetivando por questões burocráticas.
A partir de então foram realizadas atividades como festivais de inverno e verão, concursos de pinturas, excursões, plantios de mudas, reflorestamento no Caledônia e Três Picos, festas ecológicas, entre outras atividades. Com naturais dificuldades de acesso, a FN transferiu sua sede para Conselheiro Paulino e mais recentemente para o Centro (Avenida Alberto Braune 24/506). Somente em 1996 é que a FN foi formalizada juridicamente. Foi mantido o nome de fantasia, porém, na realidade, é uma associação.
Trabalho com independência
A FN tem atuações em Nova Friburgo e região. É de utilidade pública municipal e tem encaminhamento para utilidade pública estadual e federal; registrada no Cadastro Nacional de Entidades Ambientalistas, do Ministério do Meio Ambiente; sistema de convênios do Ministério do Planejamento, Rede Nacional Contra o Tráfico de Animais Silvestres (Renctas), membro titular do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Nova Friburgo (Consea, ocupando a presidência, através de Laura Mury); Assembleia Permanente de Atividades em Defesa do Meio Ambiente (Apedema, como delegado da Região Serrana), entre outras entidades.
Aristóteles aponta como vitórias da FN o trabalho de sementinha plantado que hoje está frutificando, muitos deles contando com entidades parceiras; trabalhos realizados no atual Parque Estadual dos Três Picos; movimentos pelos direitos humanos e civis, entre outros. Essas atuações podem ser acompanhadas através do site www. fundacaonatureza. org.br.
Aristóteles frisa a independência total da FN, sem vínculos político partidário e administrativo, tanto que nesta sexta-feira, 5, a entidade não participa do evento na praça, pois sua equipe prefere comemorar o Dia do Meio Ambiente em outro lugar.
A FN mantém um trabalho em rede, com entidades parceiras, como era feito desde sua criação na década de 80. O objetivo, segundo Laura Mury, é irradiar uma nova mentalidade, integrada à natureza, conscientizando quanto a um novo olhar sobre o meio ambiente, à educação ambiental e à promoção da cidadania.
Hoje a FN está estruturada em coordenadorias, como de meio ambiente; gênero, cidadania e direitos humanos; e esportes e lazer, realizando projetos anuais, como as comemorações pelo Dia da Água, Dia da Terra, Semana do Meio Ambiente, Combate à Violência contra a Mulher, campanhas contra o desperdício, Pássaro bom é pássaro solto, e contra os transgênicos.
A equipe da FN faz palestras nas escolas, participa de programas radiofônicos e televisivos, promove projetos da sacola ecológica, farinha da vida, reaproveitamento de materiais das confecções e de garrafas PET, entre outros, encaminhados para agências financiadoras. A FN aguarda patrocínio para continuar com o programa Natureza Viva, na Rádio Comunidade Friburgo FM.
A equipe da FN está à disposição de escolas e entidades para ministrar noções ambientais, bastando entrar em contato na sede ou pelo site. Todos os serviços e atividades da FN são gratuitos.
A diretoria
Presidente – Aristóteles de Queiroz Filho
vice-presidente – Rivail Gripp
primeiro-secretário – Gilberto Paulo de Souza Filho
segundo-secretário – Carlos Wagnar Nogueira
primeiro-tesoureiro – Maria José da Cunhá Muniz
segundo-tesoureiro – Iranildes da Silva Almeida
Conselho Fiscal – Girlan Guilland, Ilma Santos, Carlos Cavalcante Siqueira, Ângela Fernandes e Tasso Lós
Deixe o seu comentário