O jornalista Fernando Paulino lançará nesta sexta-feira, 05, às 18h, na sede da Academia Friburguense de Letras, o livro: Zé Katimba - Que grande destino reservaram pra você. O livro, que segue a linha de cultura popular, conta a história de um dos poucos fundadores vivos da Escola de Samba Imperatriz Leopoldinense e um dos principais campeões de sambas-enredos do Rio de Janeiro.
A publicação, com 128 páginas, conta desde a época de sua infância difícil no sertão da Paraíba, passando pelo momento em que se transformou em personagem da novela Bandeira-2, de Dias Gomes, até os dias atuais em Niterói, onde mora há 30 anos. O texto menciona ainda a fundação da Imperatriz Leopoldinense, em março de 1959, no bairro de Ramos.
Zé Katimba foi camelô, porteiro, faxineiro, ajudante de pintor; limpou fossa, caixa de gordura e banheiros. E no universo do samba, começou como puxador de corda, nos primeiros anos da Imperatriz; foi mestre-sala; presidente da Ala dos Compositores e presidente da escola. Na época da ditadura militar, Katimba chegou a ser perseguido político, devido às suas músicas de protesto.
O lançamento conta com o apoio da Secretaria Municipal de Comunicação Social e da Associação Friburguense de Imprensa. A entrada é franca e toda a comunidade do samba friburguense está convidada a comparecer. A Academia Friburguense de Letras fica na praça Getúlio Vargas, 57 – Centro, ao lado da Oficina Escola e da Usina Cultural Energisa.
Deixe o seu comentário