Aconteceu neste sábado, 30, o Dia de Cooperar. O evento, que é um marco no cooperativismo serrano, foi realizado na Praça Dermeval Barbosa Moreira, das 9h às 12h. Atividades e serviços foram oferecidos gratuitamente à população pelas 10 cooperativas parceiras para as quase três mil pessoas que participaram da ação. Entre os atendimentos estavam aferição de pressão e glicose, assessoria financeira e jurídica e, especialmente para as crianças, contação de histórias, oficinas de arte e pintura facial.
Com uma joaninha pintada no rosto, Carolina, de 4 anos, aproveitou muito o evento. Junto com os pais, Leise do Espírito Santo e Luiz Antônio Thurler, a pequena, que estuda na Escola Fribourg, cooperativa escola responsável pela coordenação do evento, chegou cedo e participou de várias atividades.
“Chegamos cedo e foi muito legal. A Carolina pintou, pulou, se divertiu. É sempre bom cooperar, ajudar as instituições beneficentes. Seria legal se todas as escolas seguissem esse exemplo”, afirmam os pais.
Desde 2016, acontece simultaneamente em todo o país a iniciativa das cooperativas brasileiras. A ação faz parte da agenda da Organização das Nações Unidas (ONU) por um mundo melhor, através dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
E este ano no município, a expectativa do grupo é superar a arrecadação de donativos, que no ano passado chegou a uma tonelada. Entre os materiais recebidos estão itens de extrema importância para as instituições, como fraldas infantis e geriátricas e leite.
“É um evento nacional, que tem uma adesão muito grande em Nova Friburgo. Contamos com 10 cooperativas e esse ano tivemos a ajuda de mais de 100 voluntários” (foto), disse a presidente da Cooperativa Escola Fribourg, Esther Araújo.
Além da escola, também participam do evento a Unimed Nova Friburgo, Unicred Serramar, Sicoob Fluminense, Cooperativa Agropecuária de Sumidouro, Cooperativa Agropecuária de Carmo, CRL Mulher, Cooptraptererj, Coopcoterio, Coopbanf, Sercoopban e Unicoop/NF.
As irmãs Selma e Cristina Souza foram atendidas pelos voluntários. Elas aferiram a pressão, verificaram a glicose e conferiram os produtos oferecidos pelas cooperativas.
“A glicose e a pressão estão boas”, se diverte Selma, que ainda congratula os organizadores pela ação: “Eu estava passando e vi a ação, decidi vir participar, foi maravilhoso, gostaria que tivessem eventos assim todo mês, é uma excelente oportunidade para reunir a família, as crianças se divertem, e ainda podemos ter acesso a vários serviços essenciais”.
A iniciativa também foi elogiada pela participantes Fernanda Lima Santos, que levou o filho Breno, de 8 anos, para aproveitar as atividades: “É uma ação excepcional, meu filho se divertiu com as brincadeiras”.
Deixe o seu comentário