A Copa e a vida

sexta-feira, 29 de junho de 2018

Para pensar:

“Quanto mais esquecido de si mesmo está quem escuta, tanto mais fundo se grava nele a coisa escutada.“

Walter Benjamin

Para refletir:

“Deus nos dá as nozes, mas não as quebra."

Provérbio russo

A Copa e a vida (1)

De forma quase inevitável, tão logo a Alemanha foi eliminada na Copa do Mundo da Rússia, no início da tarde de quarta-feira, 27, começaram a circular inúmeros memes em redes sociais e grupos de WhatsApp.

Entre eles, um somava os placares dos três jogos da Alemanha, chegando a um placar acumulado de 7 a 1 e dizendo que a goleada de 2014 havia sido devolvida de forma parcelada, como o brasileiro tanto gosta.

A Copa e a vida (2)

O colunista, atônito, recebeu esta mensagem enviada por grande quantidade de pessoas, e ficou chocado pela forma como mesmo algo tão recente, e de conhecimento tão geral, pode servir de base para a disseminação de informações falsas.

Afinal, para tornar possível a piada, o autor alterou grosseiramente a realidade.

Disse que o México venceu a Alemanha por 3 a 0, quando o placar real foi 1 a 0, e inverteu o placar de 2 a 1 no jogo com a Suécia - que a Alemanha venceu!

A Copa e a vida (3)

Fica cada vez mais claro que, para muitos de nós, é exatamente isso o que importa: que o resultado final de uma narrativa seja o desejado.

Que possamos falar mal de quem não gostamos, e elogiar os que gostamos.

Se o que dizemos é verdade ou não, quem se importa?

Não é à toa que mesmo pessoas sem qualquer qualificação conseguem ganhar a vida com o plantio de mentiras ou difamações…

A Copa e a vida (4)

Mudando de assunto, mas ainda tendo a Copa como pano de fundo, a coluna não pode deixar de repudiar o comportamento das pessoas que se aglomeraram na Praça do Suspiro para acompanhar os jogos de quarta-feira, 27, e não tiveram o menor cuidado no sentido de preservar o local, que havia passado recentemente por um processo de restauração.

Ver tantos adultos pisando em jardins e flores delicadas é daquelas imagens que desgastam seriamente qualquer esperança de um futuro melhor por aqui.

No fim, resta a sabedoria de Fernando Pessoa: se a alma é pequena, nada vale a pena.

De volta

Quem acompanhou a sessão de terça-feira, 26, na Câmara, testemunhou o retorno do vereador Zezinho do Caminhão ao plenário, após enfrentar complicados procedimentos cardiovasculares que salvaram sua vida, quase que por milagre.

Com mais de 90% das artérias obstruídas, ainda teve difamador covarde o bastante para dizer que o parlamentar “furou a fila” no SUS, desconsiderando por completo os protocolos de urgência adotados mundialmente.

Mas, como a coluna sempre diz, elogios dos bons e ataques dos maus têm o mesmo significado.

Denúncia séria

Durante o afastamento, contudo, o gabinete de Zezinho se manteve plenamente operacional.

E, no último dia 21, protocolou junto ao Ministério Público do Trabalho, em parceria com os gabinetes dos vereadores Marcinho e Johnny Maycon, uma denúncia gravíssima, a respeito de “exploração de trabalho análogo a de escravo flagrado em Nova Friburgo”.

Identificação

Os depoimentos dizem respeito à obra de contenção da encosta da Rua Chico Mendes, nos bairros Cordoeira e Braunes, realizada, através de emenda parlamentar e do Ministério da Integração, pela empresa BMP Construtora, Crea-RJ 1980103758, processo 14562/2015, contratada pela Prefeitura de Nova Friburgo, através de licitação.

Descrição

A peça fala em “jornada exaustiva com muitas horas extras não recebidas, sem descanso aos feriados, sábados e domingos ou folgas, de segunda a quinta-feira das 7h às 17h e às sextas-feiras das 7h às 16h, subjugados a condições degradantes de trabalho (...) em condições incompatíveis com a dignidade humana e em violação de direitos fundamentais com risco à saúde dos mesmos (sem dormitórios adequados, e, portanto, sem possibilidade de descanso, sem condições básicas de higiene e sem condições mínimas de manutenção pessoal e alimentação inadequada)”.

Segue

“A violação de direitos fundamentais também pode ser observada no caso, verificado que se encontram sem documentos de legalização junto à empresa contratante, sem pagamento de alimentação (quentinhas) e há dois meses sem pagamento, com presente risco à vida dos trabalhadores que não possuem EPIs (Equipamentos de Proteção Individuais), nem uniforme.”

A peça dá detalhes sobre o local utilizado como alojamento, e também lista nomes e funções dos trabalhadores nestas condições e as testemunhas da situação descrita.

Contrapontos

A coluna vem tentando contato com a empresa há alguns dias, mas até o momento não obteve qualquer retorno.

À prefeitura também foi oferecido espaço para que possa esclarecer se foram feitos os pagamentos ou se houve fiscalização a respeito das condições em que o serviço estava sendo prestado.

Testemunho

Diante das notas que a coluna publicou a respeito da prestação de contas da Procuradoria Geral do Município, o advogado André Abicalil tomou a iniciativa de enviar ao Massimo um depoimento pessoal corroborando as informações prestadas.

Aspas

“Na qualidade de advogado público concursado, lotado na procuradoria do município há 20 anos, já tendo ocupado diversas funções na administração pública, hoje exercendo a função do contencioso trabalhista do município, em meu nome e em nome de todos os advogados concursados, quero manifestar o reconhecimento pelo excelente trabalho, independente e moderno que vem sendo efetuado pelo atual procurador geral do município, dr. Sávio Rodrigues.”

Ministro na serra

Os leitores devem se lembrar que o ministro da Saúde, Gilberto Occhi, tinha viagem marcada para Nova Friburgo no dia 25 de maio, mas esta acabou sendo adiada em cima da hora em consequência da greve dos caminhoneiros, que à época provocou o cancelamento de diversos voos que envolviam o aeroporto de Brasília.

Pois bem, a vinda do ministro está confirmada para hoje, 29.

Agenda (1)

De acordo com a Subesecretaria de Comunicação Social da Prefeitura, a passagem de Gilberto Occhi por Nova Friburgo incluirá uma visita ao Hospital Municipal Raul Sertã, onde será recepcionado pelo prefeito Renato Bravo e pelo secretário de Saúde, Christiano Hunguenin.

“O objetivo é percorrer a unidade para verificar o andamento das obras e avaliar demais necessidades do hospital, que atende pacientes tanto de Nova Friburgo quanto de outros municípios da região.”

Agenda (2)

Ainda de acordo com a Secom, “o governo municipal espera, com esta visita, sensibilizar o Ministério da Saúde sobre as legítimas demandas do setor”, e eventualmente conseguir a liberação de novos recursos.
Em seguida o ministro participa de uma reunião de trabalho com as autoridades municipais de Nova Friburgo e representantes de municípios vizinhos.

Cá entre nós

Um dos compromissos da viagem anteriormente cancelada era anunciar a liberação dos R$10 milhões para a compra de equipamentos, que acabaram sendo anunciados dias mais tarde.

À época, o deputado federal Júlio Lopes - peça central para a liberação dos recursos - acabou sendo completamente esquecido.

E isso - neguem à vontade - gerou muito mal-estar nos bastidores.

Resta ver se desta vez ele será lembrado.

Aldeia da Criança (1)

Os 50 anos de fundação da Aldeia da Criança serão comemorados em sessão solene na Câmara de Nova Friburgo, nesta sexta-feira, 29, às 18h.

A reunião foi requerida pelo presidente do Poder Legislativo, vereador Alexandre Cruz, e aprovada por unanimidade.

Além do encontro para homenagear o cinquentenário da instituição, será inaugurada uma exposição, que conta toda a história da entidade, no Salão Nobre da Casa, no terceiro andar.

Aldeia da Criança (2)

Com dois núcleos em Nova Friburgo (Centenário e Conselheiro Paulino), a Aldeia atende atualmente cerca de 500 crianças e possui uma equipe de 18 colaboradores, que desenvolvem atividades como apoio pedagógico, dança, música, teatro, informática e esportes. Mantida por doações, a Aldeia da Criança atende gratuitamente alunos da rede pública e membros das comunidades.

Alistamento militar

Os rapazes que completam 18 anos neste 2018 devem ficar atentos ao prazo final para o alistamento militar obrigatório. Esse ano tem novidade: quem preferir pelo alistamento on line preenchendo o questionário no site das Forças Armadas, o www.alistamento.eb.mil.br tem até este sábado, 30 para cumprir a obrigação com o serviço militar.

Já os que pretendem fazer o alistamento presencial na Junta Militar, devem se apressar, pois neste caso, o prazo se encerra hoje, 29, já que o órgão não funciona aos sábados.

Para quem não sabe, a Junta Militar em Nova Friburgo funciona na antiga Rodoviária Leopoldina, ao lado da prefeitura, das 11h30 às 17h.

Medalha Tiradentes

Já tem data a entrega da Medalha Tiradentes, a maior honraria da Assembleia Legislativa do Estado do Rio (Alerj), às quatro personalidades friburguenses e uma instituição do município escolhidas por indicação do deputado estadual Wanderson Nogueira (Psol). Será no dia 9 de julho, no Teatro  Irmã Sania Cosmelli, no Colégio Nossa Senhora das Dores.

Serão condecorados irmã Celma Calvão, do CNSD; irmã Francisca, do Colégio Nossa Senhora das Mercês; a colunista social e ícone do carnaval Marly Pinel ; o historiador João Raimundo de Araújo; e o Friburguense Atlético Clube.

Todos escolhidos devido à sua grande colaboração com Nova Friburgo através de suas atividades.

TAGS:

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.