Cinema para todos beneficia alunos da rede pública estadual em Nova Friburgo

quinta-feira, 04 de junho de 2009
por Jornal A Voz da Serra

Estudantes da rede pública estadual de ensino têm prestigiado ultimamente a produção nacional de cinema graças à distribuição de ingressos grátis nas escolas durante o projeto Cinema para todos, desenvolvido pelas secretarias estaduais de Educação e de Cultura. A iniciativa teve sua terceira etapa prorrogada até o próximo dia 2 de julho. Em Nova Friburgo, na rede Cine Show do Friburgo Shopping, os alunos podem assistir esta semana, nas sessões normais e ainda em específicas, só para escolas, durante as manhãs, ao filme Divã, com Lílian Cabral, Cauã Reymond e Reinaldo Gianechinni. Os convites são distribuídos nas escolas e devem ser trocados por ingressos na bilheteria dos cinemas. Ontem, 3, de manhã, alunos do Colégio Estadual Júlio Salusse, por exemplo, assistiram à sessão extra apenas para estudantes.

A expectativa da secretária estadual de Cultura, Adriana Rattes, é de que até o ano que vem mais de um milhão de adolescentes e jovens tenham acesso aos cinemas e prestigiado a produção nacional de filmes. A secretária observa ainda que muitos alunos não frequentam os cinemas devido à dificuldade financeira para compra dos ingressos, principalmente no interior. A distribuição de vales-ingressos para estudantes é uma atividade pioneira do estado. Desde o ano passado já foram beneficiados mais de cem mil alunos de pelo menos 600 escolas estaduais na capital, Baixada Fluminense e interior.

A meta ainda é estimular a frequência de espectadores nas sessões de cinema, principalmente as que exibem filmes brasileiros. “Ao assistirem aos filmes, os alunos certamente os irão recomendar aos amigos e familiares aumentando o público nas sessões. Cinema também é cultura”, avalia a secretária estadual de Educação, Tereza Porto. Nos cinemas de Bom Jesus do Itabapoana, no Noroeste fluminense, e do grupo Severiano Ribeiro, em Nova Iguaçu, o movimento aumentou 65% e 75%, respectivamente com o Cinema para Todos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade