Uma solenidade na Praça das Colônias, no Suspiro, marcou a comemoração pelo Dia Nacional da Itália, na manhã de terça, 2. Estiveram presentes autoridades civis, presidentes e integrantes das colônias locais, além de convidados. A bela manhã de sol abrilhantou a cerimônia que atraiu a atenção de quem passava pela praça e foi aberta com hasteamento de bandeiras ao som dos hinos de Nova Friburgo, da Itália e do Brasil. O prefeito Heródoto Bento de Mello e o representante da colônia italiana, Ronaldo Vanzilotta, hastearam respectivamente as bandeiras nacional e italiana.
Nas demais bandeiras estiveram à frente os seguintes representantes: Akie Watanabe (Japão), Eva Bitto (Hungria), Armindo Müller (Líbano), Lucia Fonseca (Áustria), José Adalberto Lopes (Portugal), Sérgio da Silva (Pan-Africana), Jaqueline Pegaitaz (Suíça), Bárbara Husung (Alemanha) e o secretário geral Braulio Rezende Filho (Espanha).
A solenidade prosseguiu com discursos alusivos à data pelo prefeito Heródoto e Ronaldo Vanzillota. Ao fim da cerimônia, os participantes se confraternizaram na sala da Itália, onde o prefeito conferiu várias fotos históricas preservadas por Vanzillota, que retratam um pouco da história e do trabalho dos descendentes na cidade.
Foi uma manhã de celebração em torno da colônia italiana do município, representada por diversos integrantes, como Elisa Orlando e Antônio Lo Bianco. Vale destacar que existem cerca de 60 milhões de descendentes de italianos em todo o mundo, sendo que, deste total, cerca de 34 milhões residem no Brasil.
Deixe o seu comentário