Colunas
Projeto Lumiar, Lixo Zero
No último dia 23 a equipe do Meu Bairro Sustentável esteve no distrito de Lumiar, Nova Friburgo, levando uma oficina de compostagem de resíduos orgânicos domésticos. Ao chegarmos no local, onde iria ser realizada a oficina, nos surpreendemos com aproximadamente 50 pessoas que se interessaram em aprender como dar uma destinação diferente da do aterro, para uma parte considerável do total de lixo descartado.
A título de curiosidade é necessário que saibamos que os orgânicos representam cerca de 40% do volume daquilo que vai para o aterro. E foi como lidar com esse resíduo produzido por eles que os moradores de Lumiar se dirigiram ao Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e se dispuseram a conversar sobre essa jornada magnífica da compostagem por duas horas e meia.
Evidentemente que quando nos deparamos com uma comunidade como a de Lumiar, onde o associativismo facilita a implementação de tantos projetos, sentimos fortalecer toda a esperança de viver em uma Nova Friburgo mais consciente e resoluta da obrigação de impactar positivamente no meio social e no meio ambiente.
O assunto que hoje tratamos nesta coluna é pertinente demais às reflexões que somos forçados a fazer nessa hora, onde a falta de combustível afeta serviços básicos como a coleta de lixo. Pensamos que ideias como a compostagem dos resíduos orgânicos, se aplicada e utilizada pelas pessoas, causaria um impacto assaz urgente e necessário para as comunidades, já que 40% deixariam de ocupar os caminhões para virar adubo.
Instantaneamente esse volume incidiria na quantidade de combustível utilizado, desengrossaria a demasiada remessa de lixo para o aterro, facilitaria a reciclagem dos materiais como plástico, metal e papel (já que sem os orgânicos para apodrecer nas sacolas, os recicláveis estariam mais limpos e secos) enfim, são tantos benefícios que seria necessária uma coluna inteira para falar de cada um.
Lumiar sai na vanguarda com o projeto: “Lumiar, Lixo Zero”, com a realização do programa Meu Bairro Mais 200, e o apoio do Meu Bairro Sustentável, Compostonautas, AMA Lumiar e Inea. Nosso primeiro encontro foi o agente ígneo dessa mudança. Parabéns a vocês moradores de Lumiar! Que essa iniciativa possa servir como inspiração para outras localidades.
O que nós, admiradores de Lumiar, podemos dizer de uma comunidade como a desse distrito? Apenas repetir o que vocês mesmos dizem de si ao serem perguntados sobre a razão de tanto engajamento: “Porque aqui é Lumiar!”
Calendário Verde - Maio
3 - Dia do Solo / Dia do Pau-Brasil
5 - Dia do Campo
8 - Dia Mundial das Aves Migratórias
17 -Dia Mundial da Reciclagem
18 - Dia das Raças Indígenas da América
22 - Dia Internacional da Biodiversidade / Dia do Apicultor
25 - Dia do Trabalhador Rural
27 - Dia da Mata Atlântica
29 - Dia do Geógrafo
30 - Dia do Geólogo
Seja um parceiro do Meu Bairro Sustentável
Contatos: 22 999383408
e-mail:meubairrosustentavel@outlook.com
facebook.com/meubairrosustentavel
facebook.com/disqueoleousado
Renata de Rivera
Meu Bairro Sustentável
O projeto do núcleo Meu Bairro+200 idealizado por Renata de Rivera visa tornar Nova Friburgo uma cidade sustentável. Sua coluna traz dicas de ações por uma cidade mais limpa, com menos lixo e poluição e uma vida mais saudável.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário