Fribourg e Nova Friburgo: uma harmonia de rara beleza sob as lentes de Fernando Ferreira

segunda-feira, 01 de junho de 2009
por Jornal A Voz da Serra

Muita gente em Nova Friburgo e também de outras paragens conhece Fernando Ferreira como o popular mestre Esporinha, por sua dedicação ao ensino da capoeira para crianças, jovens e adultos. Poucos, porém, sabiam de seu mais novo talento artístico: a fotografia. Apaixonado pela arte de registrar as inúmeras belezas naturais e características das cidades, Fernando Ferreira aproveitou uma viagem recente a Fribourg, na Suíça, para ministrar um curso de capoeira, e se encantou com as belezas daquele país, berço de nossa colonização.

Nas horas vagas, durante os dois meses em que esteve por lá, Fernando saiu pelas ruas com a máquina nas mãos e o resultado dos passeios por vilas e cenários suíços foi captado por suas lentes com total sensibilidade. O resultado pode ser conferido na exposição fotográfica Fribourg-Nova Friburgo, em cartaz até este domingo, 31, no segundo piso do Cadima Shopping. A mostra já foi conferida nas duas últimas semanas por mais de duas mil pessoas.

O fotógrafo ficou admirado com a semelhança entre a cidade suíça Fribourg e Nova Friburgo. “Numa praça que tem o nome de Nova Friburgo e que foi construída pela Associação Fribourg-Nova Friburgo, pude me recordar bastante daqui com uma feirinha de artesanato e flores, muito semelhante a que acontece nos fins de semana na Praça Getúlio Vargas”, observa o artista.

Em muitas fotografias Fernando Ferreira destacou também as belezas naturais de Fribourg, uma cidade, segundo ele, bastante preservada e que mantém suas características originais com um povo educado e hospitaleiro. Os jardins bem cuidados e floridos, além da exuberância das matas e montanhas, foram registrados com detalhes nas fotos de Fernando Ferreira.

Outra semelhança de Fribourg com Nova Friburgo na opinião do artista é o Rio Saresse, que corta todo o centro da cidade, assim como acontece com o Bengalas. “A grande diferença é que os habitantes de Fribourg se divertem pescando no rio em pleno centro da cidade, que tem ainda muitas fontes de água mineral. A preservação e o cuidado com a natureza por lá impressionam”, destaca Fernando Ferreira.

O talento do dublê de capoeirista e fotógrafo pode ser conferido também na internet: photografiabrazil.blogspot.com.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade