O reencontro do Friburguense com a torcida deixou um gosto de que poderia ter sido melhor. Se o Tricolor da Serra apresentou um bom futebol diante do Audax, desta vez, frente ao São Gonçalo, o time comandado por Cadão não conseguiu encaixar o seu jogo. A semelhança – ruim – entre os dois jogos é o resultado final. Pouco criativo e abusando da bola longa, o Frizão foi derrotado pelo placar de 1 a 0, por um organizado e cirúrgico time visitante. A partida aconteceu na tarde da última quarta-feira, 23, no Estádio Eduardo Guinle.
O Friburguense retomou os treinos nesta quinta-feira, 24, mas o próximo compromisso, que seria neste sábado, 26, contra o Duque de Caxias, em Xerém, está suspenso. A Federação de Futebol do Rio (Ferj) informou que as rodadas das Séries B1 e B2 foram adiadas, devido à greve dos caminhoneiros e às dificuldades de abastecimento locomoção pelas estradas do estado. Desta forma, o próximo compromisso é o duelo com o Itaboraí, no próximo dia 2 de junho, às 15h, no Eduardo Guinle.
Primeiro tempo morno
Depois da longa espera, enfim aconteceu o reencontro da torcida tricolor com o Friburguense. O público foi modesto, é verdade, mas o apoio e o fator casa são reconhecidamente fundamentais para uma boa campanha na Série B1. Em 2017, o Tricolor da Serra sofreu algumas derrotas doloridas no Eduardo Guinle, comprometendo as possibilidades de avançar às fases finais da competição. Disposto a escrever uma nova história e recuperar a reconhecida força na serra, o time comandado por Cadão apresentou como novidade a estreia de Dedé.
Do outro lado, entretanto, estava um adversário bem ajustado, difícil de ser batido, com uma defesa bem postada. Os primeiros minutos foram de bastante estudo, de ambos os lados, e nos pés do estreante da tarde esteve a primeira boa chance: Dedé chegou a passar pelo goleiro e finalizar, mas o árbitro já havia assinalado o impedimento aos cinco minutos. Por aquele setor, o Frizão encontrava a válvula de escape, mas quem finalizou na sequência foi Lohan, para a defesa segura de Luis Guilherme. A resposta dos visitantes veio através de cobrança de falta, sem direção.
Ao contrário da primeira partida, o Friburguense encontrou dificuldades para impor o seu conceito de jogo, que passa pela valorização da posse de bola, movimentação e controle das ações. Mesmo diante deste cenário, o gol quase saiu aos 24 minutos, quando Dedé serviu Lohan, que bateu firme e parou no corte do zagueiro, praticamente em cima da linha. Pouco depois, Juninho tentou encobrir Luis Guilherme, mas errou o alvo.
Os visitantes tiveram ótima oportunidade aos 32, desperdiçada por falta de capricho na finalização. Os 15 minutos finais foram de maior movimentação e velocidade. Dedé voltou a aparecer bem aos 39, em chute rente à trave da meta gonçalense.
Segundo tempo
Sem muitas mudanças no panorama, o segundo tempo teve início com forte marcação de ambos os lados. O Friburguense seguiu com dificuldades para colocar a bola no chão, mas a diferença é que o São Gonçalo conseguiu ser perigoso nos contra ataques. Cadão optou pelas entradas de Vitinho e Yan no decorrer da segunda etapa, deslocando Dieguinho para o meio-campo. A tentativa de qualificar a saída de bola e aproximar os meias de Dedé – substituído em seguida por Ziquinha – e Lohan pouco surtiu efeito.
O time visitante, sólido na defesa e veloz no ataque, forçou Luís Felipe a praticar duas boas defesas, aos 19 e 26 minutos, em chutes de Jeferson e Sabão. Aos 30, não teve jeito para o goleiro tricolor: após bela trama, Chayene recebeu na pequena área e apenas escorou para o fundo das redes. Mais na base do coração, o Friburguense tentou forçar os cruzamentos para a grande área, e seguiu abusando da bola alta. Foi através da jogada de Lohan, aos 34 minutos, que quase surgiu o empate. O camisa nove passou por três marcadores na grande área, e bateu de perna canhota, rente ao travessão. E foi praticamente só. O Tricolor da Serra pode – e precisa – apresentar mais.
“O time não deixou de brigar, de batalhar. Numa infelicidade, em um lance, o time deles chegou ao gol. Nós martelamos e não conseguimos. Falta aumentar a vontade, se concentrar mais. Sofremos uma derrota em casa, um resultado horrível, pois esperávamos buscar os três pontos. Vamos continuar trabalhando”, pondera o lateral Dieguinho.
Ficha Técnica
Friburguense 0 x 1 São Gonçalo
Campeonato Carioca Série B1 2018
Taça Santos Dumont – 2ª rodada (1º turno)
Estádio Eduardo Guinle, Nova Friburgo-RJ
23/05/2018 – 15h
Árbitro: Felipe da Silva Gonçalves
Assistentes: Rodrigo de Souza e André Luiz Segundo
Friburguense: Luiz Felipe, Dieguinho, Sérgio Gomes, Bruno e Ricardo; Bidu, Damião (Vitinho), Jefinho (Yan) e Juninho; Dedé (Ziquinha) e Lohan.
Técnico: Cadão
São Gonçalo: Luis Guilherme; Thiago Ryan (Carlinhos), Eberson, Daniel e Jefferson Telles; Joseph, Alex (Rodrigo Silva) e Jeferson (Luan); Chayene, Sabão e Jonathan.
Técnico: Renato Alvarenga
Resultados da 2ª rodada:
Americano 2 x 3 Serra Macaense
Barra da Tijuca 1 x 1 Santa Cruz
Sampaio Correa 1 x 0 Angra dos Reis
Gonçalense 1 x 1 Artsul
América 5 x 0 Barcelona
Carapebus 3 x 3 Audax
Olaria1 x 1 Bonsucesso
Tigres do Brasil 1 x 1 Duque de Caxias
Friburguense 0 x 1 São Gonçalo
Serrano x Itaboraí*
*Este jogo acontece na próxima quarta-feira, 30
- Classificação:
Grupo A
1º – Sampaio Corrêa, 6 pontos
2º - América, 4 pontos
3º - Serra Macaense, 4 pontos
4º – Barra da Tijuca, 4 pontos
5º - Barcelona, 3 pontos
6º – Santa Cruz, 1 ponto
7º - Artsul, 1 ponto
8º - Gonçalense, 0 ponto
9º –Americano 0, ponto
10º - Angra dos Reis, 0 ponto
Grupo B:
1º – Audax Rio, 4 pontos
2º - Bonsucesso, 4 pontos
3º – São Gonçalo EC, 4 pontos
4º - Itaboraí, 3 pontos
5º - Serrano, 3 pontos
6º - Tigres do Brasil, 2 pontos
7º – Carapebus, 1 ponto
8º - Duque de Caxias, 1 ponto
9º - Olaria, 1 ponto
10º - Friburguense 0, ponto
- Tabela do Frizão - Taça Santos Dumont:
Audax Rio 1 x 0 Friburguense, Moça Bonita
Friburguense 0 x 1 São Gonçalo, Eduardo Guinle
Sábado, 26 – Duque de Caxias x Friburguense, Marrentão*
2 de junho – Friburguense x Itaboraí, Eduardo Guinle
09/06 – Bonsucesso x Friburguense, à definir
13 de junho – Friburguense x Carapebus, Eduardo Guinle
16 de junho – Olaria x Friburguense, Rua Bariri
20 de junho – Friburguense x Serrano, Eduardo Guinle
23 de junho – Tigres do Brasil x Friburguense, Los Lários
*Jogo adiado
Deixe o seu comentário