Mad Max

quinta-feira, 24 de maio de 2018

Para pensar:

“A sociedade é maior do que o mercado. O leitor não é consumidor, mas cidadão. Jornalismo é serviço público, não espetáculo.”

Alberto Dines

Para refletir:

“A sociedade que aceita qualquer jornalismo não merece jornalismo melhor..”

Alberto Dines

Mad Max (1)

A escassez de combustível decorrente da greve dos caminhoneiros parece ter transportado Nova Friburgo (e diversas outras cidades brasileiras) para um cenário distópico que faz lembrar a série de filmes Mad Max.

Filas gigantescas nos postos que ainda têm estoque, quantidade enorme de veículos nas ruas, em consequência da redução de oferta no transporte coletivo, engarrafamentos e lixo se acumulando nas calçadas, uma vez que os caminhões de coleta e compactação também estão com restrições à circulação.

Mad Max (2)

Quanto ao lixo, a Secretaria de Serviços Públicos se dispôs a ajudar na coleta, mas logo ficaria claro que a prefeitura também teria de racionar o uso de combustível, dando prioridade aos veículos de apoio à Secretaria de Saúde, tais como ambulâncias e viaturas de transporte a tratamento fora de domicílio.

Afeta tudo

E os efeitos não param por aí.

Ontem, durante a interdição de caminhoneiros em Córrego Dantas, diversas linhas de ônibus direcionadas a Campo do Coelho, Conquista e São Lourenço fizeram apenas parte do caminho.

Também graças à greve, por exemplo, o bairro de Olaria corre hoje o risco de ficar sem sua tradicional feira livre, pela primeira vez em cinco décadas.

E tudo ainda pode piorar muito, se a situação não se alterar.

Sem ruído

O colunista não questiona as razões do motoristas, ainda que entenda que existe um limite para o que pode ser imposto à sociedade.

O Massimo, no entanto, condena veementemente que um país como o Brasil, em pleno século 21, siga dependendo, voluntária e quase que exclusivamente, do transporte rodoviário.

Que a greve sirva para mostrar a todos a falta que os trens fazem.

Sempre alerta

E já que falamos em coleta de lixo, o geógrafo Pedro de Paulo, eterno paladino do descarte consciente, nos alerta sobre mais uma situação perigosa.

“Envio foto de início de acúmulo de resíduos de poda e entulho em local de antigo grande deslizamento na curva da Rua Professora Zuleika Ramos Valença, no Parque  Maria Teresa. Esta é uma prática bastante perigosa, pois pode se transformar num ponto permanente de vazadouro desse tipo de material”.

Orgulho friburguense

Um assunto puxa outro. Citar Pedro de Paulo faz lembrar de uma informação que a coluna pretendia ter publicado dias atrás, mas que acabou ficando em segundo plano diante dos festejos do bicentenário municipal.

No dia 6 de maio o tradicional Centro Excursionista Friburguense (CEF) participou da Abertura de Temporada de Montanhismo (ATM), que aconteceu na Urca, zona sul carioca.

ATM

De acordo com o vice-presidente do CEF, Dario do Nascimento, “a ATM começou como um encontro de amigos do Centro Excursionista Guanabara e foi crescendo até se tornar o evento mais tradicional do montanhismo brasileiro. Ele celebra o início da época mais propícia para ser praticado o montanhismo ou a escalada na cidade, com uma confraternização aberta ao público que inclui atividades de educação ambiental, demonstrações de técnicas de escalada e resgate, oficinas e stand cultural”.

Segue

Atualmente a ATM conta com a participação de federações e clubes de outros estados, bem como de parceiros, como a Riotur, Secretaria Municipal de Meio-Ambiente, Instituto Estadual do Ambiente e Instituto Chico Mendes de Biodiversidade, além do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro, escoteiros, e lojas do ramo.

O CEF sempre participa, mas havia alguns anos que não se apresentava com um stand do grupo.

Emendas (1)

No último sábado, 19, o deputado federal Glauber Braga realizou duas reuniões de Emendas Participativas em Nova Friburgo.

Na parte da manhã o encontro foi no Espaço Ceasa, em Conquista. Nesta oportunidade a população escolheu que o recurso fosse aplicado na agricultura familiar, mais precisamente na compra de caminhões refrigerados, adequados para transportar os alimentos que atendem as escolas com merenda escolar.

Emendas (2)

Já na parte da tarde o encontro foi em São Pedro da Serra.

Por lá a maioria votou para que o recurso seja aplicado em uma unidade especializada em Saúde do distrito vizinho de Lumiar, que possa atender a toda região com ambulâncias para remoção.

Glauber vai indicar essas propostas ao Orçamento da União de 2019.

A propósito...

O deputado estadual Wanderson Nogueira também participou dos dois encontros, e é dele a autoria do Projeto de Lei 2823/2017, que declara o município de Nova Friburgo como Cidade das Flores e Capital Estadual no Cultivo de Flores de Corte.

A proposta foi aprovada ontem, 23, em primeira discussão, pelo plenário da Alerj.

Alô, RPAs!

Está agendada para às 10h de hoje, 24, a segunda reunião entre representantes da Prefeitura e do Ministério Público do Trabalho com vistas a solucionar os constantes atrasos nos pagamentos dos funcionários que prestam serviços à Saúde (RPAs) no município.

Essa reunião é fruto de desdobramentos da Audiência Pública sobre a UPA proposta pelo presidente da Comissão de Saúde da Câmara, vereador Wellington Moreira, no mês passado.

Aspas

Para o vereador Wellington Moreira, “é importante que a situação seja logo definida, porque há funcionários que não recebem há quatro meses”, argumentou.

O vereador também parabenizou o procurador Jefferson Rodrigues pela iniciativa de tentar resolver a questão”, e acrescentou que “são profissionais de ponta que estão trabalhando sem saber quando receberão, e isso é inadmissível”.

Respostas

A coluna pediu, e os leitores compareceram.

Os parceiros Sílvio Poeta, Manoel Pinto de Faria, Gilberto Éboli e Alberto Corrêa identificaram corretamente a imagem de Nossa Senhora da Conceição, cujo acesso se dá pela Rua Cristina Ziede, no Centro.

Sempre ela

Já a querida Regina Lo Bianco foi além, não apenas por acrescentar que ela data de 1956, mas também por ceder mais uma foto de seu impressionante acervo, nos permitindo ver a imagem em seus detalhes.

A todos, a coluna agradece imensamente.

  • Foto da galeria

  • Foto da galeria

TAGS:

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.