Uma fiscalização do Conselho Municipal de Saúde revelou, no fim da semana passada, grande quantidade de medicamentos e material médico com a validade vencida, alguns desde 2016, armazenados na sala de expurgo da unidade de Estratégia de Saúde da Família em Amparo, informa a coluna do Massimo.
A equipe que detectou a situação também notificou a equipe da unidade e solicitou a listagem de cada medicamento armazenado no local.
Além disso, todo o material foi fotografado para assegurar que nada seja retirado de lá, e numa vistoria subsequente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal também detectou-se que alguns medicamentos foram recebidos em data muito próxima aos respectivos vencimentos.
As duas frentes de fiscalização apuram agora os motivos que levaram ao vencimento dos remédios, e por que alguns estão sendo recebidos tão próximos do vencimento.
Em nota, a prefeitura informou que os medicamentos encontrados em Amparo não foram oferecidos à população após o período de validade.
A nota afirma ainda que os medicamentos "sobraram por não terem sido usados dentro do prazo" e que "já fez a solicitação online de descarte".
A Secretaria de Saúde afirma estar aguardando que a EBMA faça o recolhimento do material para que sejam adotados os procedimentos recomendados.
Deixe o seu comentário