A Cooperativa dos Produtores Rurais Criadores de Pescado da Região Serrana e Centro-Norte Fluminense está em fase final de criação. Idealizada pelos integrantes do Instituto para o Desenvolvimento Econômico Ambiental e Social de Nova Friburgo (Ideas), a cooperativa já tem 17 produtores de truta cadastrados, faltando apenas mais três para atingir o número mínimo de cooperados. O estatuto também está em fase final de elaboração e, em breve, a cooperativa passará a existir de fato e de direito.
O presidente do Ideas, empresário Osvaldo Lucho, há mais de quatro anos, vem conversando com pessoas interessadas em criar ações de autossustentabilidade para Nova Friburgo e região. Numa dessas conversas com o cientista Melquíades Pinto Paiva (diretor-fundador do atual Instituto de Ciências do Mar e um dos colaboradores para a implantação do curso de Engenharia de Pesca, ambos na Universidade Federal do Ceará), que possui casa em Nova Friburgo há cerca de 20 anos, abordaram a criação de trutas, que só é possível com água limpa e mata ciliar preservada, além da temperatura mais baixa, típica de região montanhosa.
Mas foi em abril deste ano que a ideia começou a tomar forma, a partir da criação do Projeto Preservação Ambiental com Trutas – PPAT, que tem como objetivo organizar em cooperação mútua os produtores de trutas da região. Como as dificuldades dos produtores não são poucas (perda grande na criação dos alevinos, alto custo no beneficiamento, preços elevados da ração) o Ideas começou a contatar os interessados em participar da cooperativa. Dos 17 produtores que já aceitaram se tornar cooperados, cerca de 1/3 tem uma produção maior, mas os demais produzem apenas entre 300 e 400 kg de peixe por mês.
Para otimizar o trabalho e elevar a produção com custos menores, a cooperativa oferecerá assistência técnica na criação dos alevinos, diminuindo a perda; montará um centro de beneficiamento para que possam ser produzidos filé e patê; fará o replantio da mata atlântica; controlará o esgoto para manter a água limpa e preservará as nascentes de água nas áreas de criação de trutas.
Embora a truta seja o peixe que mais se adapta ao clima local, como a cooperativa terá uma abrangência maior, atingindo o Centro-Norte Fluminense, produtores de outros tipos de peixe, como a tilápia, também poderão integrar a cooperativa.
Antes mesmo do início do PPAT, o Ideas participou de uma reunião do Conselho Municipal de Meio Ambiente de Nova Friburgo (Cmmam-NF), incluindo o instituto como representação de ONG do Conselho. A proposta do Ideas foi muito bem aceita pelos membros do Commam. Em breve, a cooperativa, assim que estiver completamente formalizada, deverá assinar um convênio de cooperação com a Secretaria de Agricultura do município. O teor do convênio está sendo definido, mas o objetivo é dar apoio à criação de truta em Nova Friburgo e de outros pescados na região. A Secretaria já fornece o serviço de despachadoria, facilitando o registro de produtor rural, condição necessária para que o produtor faça parte da cooperativa, com custo muito baixo, pois a taxa de R$ 150,00 cobre os serviços de despachadoria e também permite o fornecimento de dois talões de nota fiscal, que custam aproximadamente o valor da taxa cobrada.
Os produtores de pescado que tiverem interesse em fazer parte da cooperativa devem entrar em contato através dos telefones (21) 3293-4010 e (22) 3512-0020 ou pelo e-mail ppat@ideasnf.org.br.
Além do levantamento dos produtores da região, de cotar preço de ração para compras por atacado, elaborar um projeto para um centro de processamento de peixe, de programar o Festival da Truta em combinação com os restaurantes da cidade e incluir no calendário anual de eventos em conjunto com a Secretaria de Turismo, a cooperativa também vai buscar meios de financiamento para as obras que serão executadas, vai buscar incentivos municipais, estaduais e federais para a implantação e manutenção do projeto, fará ações de reflorestamento, manutenção de áreas que visem a recuperar regiões que tenham potencial futuro para criação e expansão do setor, e vai elaborar um estudo de potencialidades da região, dos produtores e de mercado.
O Instituto para o Desenvolvimento Econômico Ambiental e Social de Nova Friburgo (Ideas) foi fundado em janeiro de 1988, na época como Instituto para o Desenvolvimento Econômico, Social e Cultural de Nova Friburgo (Ides). A alteração da denominação e do estatuto aconteceu em janeiro de 2009, quando também foi eleita nova diretoria com a manutenção de Osvaldo Lucho como presidente, Alexandre Quintella, como vice-presidente e Rodrigo Guimarães, secretário-geral.
Deixe o seu comentário