Colégio Canadá será o 1º a oferecer aula teórica de direção

A partir de junho, jovens poderão tirar carteira de motorista ao completarem 18 anos, após concluírem estudos
segunda-feira, 21 de maio de 2018
por Jornal A Voz da Serra
Colégio Canadá será o 1º a oferecer aula teórica de direção

A Secretaria de Estado de Educação (Seeduc) e o Detran firmaram parceria para implementar um programa que oferecerá aulas teóricas de direção para alunos de 46 escolas do Ensino Médio em tempo integral do Rio de Janeiro. A iniciativa vai permitir que os jovens possam fazer a prova teórica para tirar a carteira de motorista ao completarem 18 anos, após concluírem os estudos.

O termo de compromisso foi assinado na última quinta-feira, 17, no Palácio Guanabara. Estiveram presentes o governador do Estado do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão; o secretário de Estado de Educação, Wagner Victer; e o presidente do Detran, Leonardo Jacob.

“A iniciativa é importante, pois leva o jovem, em sua formação na escola, a aprender noções de leis de trânsito. Perdemos muitas vidas humanas no país por falta de informação, tais como não atravessar na faixa de pedestre, usar a moto sem capacete. A iniciativa é louvável e vamos trabalhar para estendê-la a toda rede estadual de ensino”, declarou o governador.

De acordo com o secretário de Estado de Educação, Wagner Victer, o programa, pioneiro no país, abrangerá escolas da Região Metropolitana e do interior do estado. Inicialmente, 1.150 alunos serão beneficiados.

“Os estudantes que participarão do projeto, que será ministrado no contraturno, terão uma grande vantagem, pois os alunos das auto-escolas são obrigados a assistir a 45 horas de aula teórica, e na rede pública, será o dobro”, destacou Victer.

O projeto permitirá que o Detran ceda examinadores para atuarem como professores de direção. A iniciativa será possível por meio de uma Resolução do Conselho Nacional de Trânsito, que prevê que a rede pública de ensino ofereça aulas extracurriculares em que o conteúdo ensinado é o mesmo oferecido pelas auto-escolas.

A ideia é formar o motorista e o cidadão ao mesmo tempo. Por isso, estamos lançando o programa durante o Maio Amarelo, porque a educação é um meio poderoso para reduzirmos a quantidade de vítimas de acidentes no trânsito. Conseguimos baixar esse número em 22% no ano passado, mas podemos fazer muito mais no futuro a partir desses jovens”, afirmou o presidente do Detran.

A aula inaugural será no Colégio Estadual Vicente Jannuzzi, na Barra da Tijuca, em data a ser agendada no mês de junho. Em Nova Friburgo, o Colégio Canadá será o primeiro a oferecer o serviço.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Trânsito
Publicidade