O dia 31 de maio marca a data mundial de controle do tabagismo. O tema da campanha deste ano, desenvolvida nos 192 países integrantes da Organização Mundial da Saúde (OMS), é regido por uma palavra de ordem: “Ambientes livres do tabaco!”. Para marcar a data, a Fundação Municipal de Saúde de Nova Friburgo (FMS-NF) vai implantar na cidade o Programa Nacional de Controle do Tabagismo e Prevenção Primária do Câncer, a fim de prestar auxílio àqueles que desejam parar de fumar.
Segundo a chefe do departamento de Vigilância Sanitária do município, Soraya Babo, que coordena a implantação do programa, haverá um núcleo fixo de combate ao tabagismo em um posto de saúde - ainda a ser definido - da rede pública municipal. Neste local, o paciente receberá atendimento médico e psicológico, além de toda a orientação quanto às melhores alternativas para abandonar o vício.
“Todos os profissionais do núcleo já passaram por uma capacitação feita pela Secretaria Estadual de Saúde e estão aptos a orientar quem deseja parar de fumar. Além disso, quem nos procurar ainda receberá, de forma gratuita, os medicamentos necessários para o combate ao tabagismo, como também orientações quanto à prevenção do câncer proveniente do cigarro”, explicou Soraya.
O Dia Mundial sem Tabaco, instituído pela OMS em 1987, veio consolidar os substanciais avanços alcançados durante a década de 1980 na área de políticas públicas e campanhas voltadas para a prevenção e o combate ao fumo. Seus objetivos principais são conscientizar a população quanto aos graves problemas de saúde causados pelo tabaco e estimular a reflexão em torno das leis de regulamentação da produção, da propaganda e do consumo.
No Brasil, um dos países mais avançados na área de regulação de produtos do tabaco, a data é lembrada desde 1989. Entidades como hospitais, universidades e a Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária colaboram com o Instituto Nacional de Câncer (Inca) do Ministério da Saúde, que, juntamente com as coordenações do Programa Nacional de Controle do Tabagismo, levam as ações de combate ao uso do tabaco a todo o país. Dos cerca de 1,25 bilhões de fumantes no mundo, cerca de 30 milhões são brasileiros.
Deixe o seu comentário