(SECOM) - O diretor da Biblioteca Municipal e responsável pelo Programa Pró-leitura, Álvaro Ottoni de Menezes, recebeu, na tarde da última segunda-feira, 25, na própria biblioteca, o assessor da governadora da Província do Bié, Angola, Elden Ribeiro. O motivo da visita a Nova Friburgo deveu-se, exclusivamente, a um agradecimento ao município pela doação de quase 900 exemplares de livros, criteriosamente selecionados e enviados àquele país.
Álvaro Ottoni, que teve contato com autoridades angolanas daquela província, ao participar como convidado da assinatura do processo da reforma ortográfica, na Academia Brasileira de Letras, ficou bastante comovido pela situação pós-guerra naquela região. “Mais importante do que a reforma ortográfica e a união linguística, é a união entre os povos. A doação dos livros estabeleceu uma ponte indestrutível com Kuito que se construiu através do conhecimento e da solidariedade”, declarou Álvaro Ottoni.
A cidade do Kuito, capital da província do Bié, situada no coração de Angola, foi a que mais sofreu danos devido aos horrores da luta armada pós-eleitoral de 1992 e que durou mais de dois anos. Durante o período de guerra, mais de 95% das infraestruturas sociais e familiares do Kuito foram destruídas e morreram mais de sete mil biénos.
OS AGRADECIMENTOS
Num trecho, a correspondência em agradecimento ao governo municipal, escrita pela diretora da província (no Brasil seria o equivalente a governadora do estado), Cândida Celeste, diz: “Por este fato (referindo-se à destruição causada pela guerra) não se podia falar de escolas, hospitais e nem tampouco de centros comunitários, que pudessem ajudar a recuperar, na mente das pessoas, o trauma que este monstro chamado guerra causou durante os difíceis e marcantes momentos que o povo de Angola viveu”.
Em outra parte da carta, o texto relata: “(...) Viemos, por meio desta, manifestar a nossa mais alta expressão de gratidão sem limites ao senhor diretor do departamento de bibliotecas públicas de Nova Friburgo, Álvaro Ottoni, que não poupou esforços para nos contemplar com tão incomensurável oferta de 890 títulos de livros para compor o acervo literário da nossa tão sonhada Biblioteca Municipal da Cidade Invicta do Kuito. Aceite o nosso muito obrigado.”
Elden Ribeiro, ainda se referindo aos horrores da guerra, disse que “infelizmente, a tragédia humana dá mais embasamento à nossa realidade”.
Após o conflito armado, o governo da província elaborou um plano de reconstrução da capital Kuito, com o objetivo de remover os escombros que se encontravam por toda parte da cidade. Assim, este programa também teve o objetivo de construir uma biblioteca - que foi inaugurada recentemente (23 de maio). “ Vim até aqui em nome da governadora do Bié, Cândida Celeste, especialmente, para agradecer ao diretor da Biblioteca, Álvaro Ottoni, que possibilitou a construção dessa ponte de livros que se estabeleceu entre Nova Friburgo e Kuito. A diretora viria pessoalmente, mas aconteceu um imprevisto de última hora, e, infelizmente, não pôde comparecer”, declarou Elden.
“Quando comuniquei a minha ação frente à biblioteca ao prefeito Heródoto, ele a aprovou prontamente. Fiz uma triagem muito criteriosa em relação aos livros que foram doados. Havia bom número de todos os volumes na nossa biblioteca e não iam nos fazer falta”, argumentou Álvaro Ottoni de Menezes.
“A biblioteca de Kuito, portanto, foi inaugurada contendo em seu acervo a maior parte dos livros doados pela biblioteca deste município. O carinho e a gratidão por Nova Friburgo vão ficar por muito tempo na mente de nosso povo”, acrescentou Elden.
Uma visita de bons resultados
À tarde do mesmo dia 25, a convite do vereador Edson Flávio, o assessor da diretora da Província do Bié, Elden Ribeiro, visitou a Câmara Municipal. Mais tarde, em companhia de Álvaro Ottoni, foi apresentado ao secretário de Cultura e também diretor administrativo da Universidade Candido Mendes, Roosevelt Concy, a quem apresentou uma proposta de intercâmbio de cinco alunos biénos com a Universidade; eles viriam para Nova Friburgo custeados por empresários angolanos. Roosevelt achou a proposta muito interessante e ficou de analisá-la.
Já na tarde de terça-feira, 26, depois de visitar as secretarias de Gabinete e de Comunicação Social, o assessor Elden foi recebido pelo prefeito Heródoto Bento de Mello, em seu gabinete no Palácio Barão de Nova Friburgo, e agradeceu ao governo municipal pela iniciativa, ainda acrescentando, “a ponte que foi construída entre Nova Friburgo e o Bié jamais será destruída. Certamente é uma via de mão-dupla e estamos à disposição do município para qualquer troca cultural”.
O prefeito e engenheiro Heródoto frisou que a solidariedade é da natureza do friburguense e disse ainda que faz questão de estreitar ainda mais os laços entre Kuito e Nova Friburgo.
Deixe o seu comentário