Colunas
Novo prazo
Para pensar:
“O homem explora o homem, e por vezes é o contrário”
Woody Allen
Para refletir:
“Saber o que é o correto e não o fazer é falta de coragem.”
Confúcio
Novo prazo
Sabe aquilo tudo que a coluna publicou dois dias atrás sobre a aprovação da nova Lei Orgânica Municipal e a sessão legislativa mais importante das últimas décadas?
Pois é, pode esquecer.
O governo reuniu-se com vereadores da base, e uma nova proposta foi feita.
Foi acordado que a votação da nova LOM acontecerá impreterivelmente até o dia 12 de junho, sem vacatio legis.
Ou seja: sendo aprovada, entra imediatamente em vigor.
Sem surpresa
Quem leu a coluna de terça-feira, 8, com atenção certamente notou o uso de expressões como “deve ser votada hoje”, ou “a se confirmar a votação”.
Sim, já eram sensíveis os sinais de algumas pessoas gostariam de ver o prazo prorrogado.
E, para ser sincero, não chega a haver mal nisso.
Se servir para tornar a lei melhor, ótimo.
De olho
O que não pode, de forma alguma, é haver ação de quem foi omisso durante todo o processo de elaboração no sentido de desvirtuar o espírito da lei, e dos avanços que promove.
A coluna vai acompanhar todo o processo com a máxima proximidade.
Oportunidade
De qualquer modo, o adiamento termina por abrir uma oportunidade interessante.
A redação da lei será - se é que já não foi - disponibilizada à população em página específica na internet.
E se, a partir da leitura, alguém tiver alguma sugestão a fazer, pode encaminhar ao gabinete do relator, vereador Professor Pierre.
O quanto antes, melhor.
Reconhecimento
O atraso impede que o principal legado do bicentenário - a nova LOM - seja entregue na data prevista, em inevitável desrespeito a quem sacrificou muita coisa para que o prazo pudesse ter sido cumprido.
Mas não faz mal.
O esforço dos bons vereadores do atual mandato tem sido fartamente reconhecido através do presidente Alexandre Cruz, que tem dado exemplo de postura ao garantir a governabilidade sem abrir mão da independência dos poderes.
Terrinha
A homenagem mais recente aconteceu em Portugal, onde o presidente da Câmara Municipal foi condecorado, no dia 26 de abril, com a Comenda Pedro Álvares Cabral.
O evento foi realizado em Belmonte, cidade natal do descobridor, e contou com a presença do embaixador do Brasil em Portugal, Luiz Alberto Figueiredo Machado, entre outras autoridades.
Registro
Alexandre Cruz recebeu a comenda das mãos do português António Rocha, presidente da Câmara Municipal de Belmonte, e de Dom Galdino Cocchiaro, presidente da Heráldica e Humanística de São Paulo.
Na foto, o chefe do Legislativo friburguense ao lado de António Rocha, presidente da Câmara Municipal de Belmonte, em Portugal.
Contribuição sindical
A 9ª Subseção da OAB em Nova Friburgo, promove no sábado, 12, das 9h às 13h, um painel sobre o tema Contribuição Sindical e Deliberações Coletivas de Trabalhadores.
Os presentes terão acesso a uma análise jurídica da contribuição sindical voluntária e do Sistema Legal Brasileiro de Custeio Sindical e Federativo, com Mário Sérgio Pinheiro, desembargador do TRT da 1ª Região, e do mediador Aderson Bussinger, diretor do centro de documentação e pesquisa da OAB-RJ.
Preparando o futuro
A nova diretoria da Associação Comercial de Nova Friburgo se reuniu na manhã de segunda-feira, 7, com o objetivo de dar início ao planejamento da nova gestão e apresentar o trabalho da equipe realizado durante a vigência da diretoria 2016/2018.
Casa cheia
Estiveram presentes o presidente eleito da Associação Comercial de Nova Friburgo, Júlio Cordeiro, o vice-presidente de finanças, Flavio Stern, o vice-presidente de comércio, Adriani Evaristo Monteiro, o vice-presidente de administração, Juvenal Condack, o vice-presidente de agronegócios, Alexandre Jacintho, o vice-presidente de serviços, turismo e cultura, Roosevelt Concy, a presidente do conselho deliberativo, Fany Kliger Zissu e o vice-presidente do conselho deliberativo, Bernardo Botelho.
Voz do povo
Os usuários fizeram de A VOZ DA SERRA a sua voz, e foram ouvidos.
A partir da solicitação de usuários que queixaram-se por inúmeras vezes ao jornal, a empresa 1001 voltou a oferecer o serviço leito nos ônibus que fazem a linha Nova Friburgo x São Paulo.
É sempre uma satisfação quando conseguimos ajudar.
Afinal, estamos aqui para isso.
Fala, leitor!
“Faço caminhada regularmente na avenida que liga Conselheiro Paulino a Duas Pedras, assim como outras inúmeras pessoas. Entretanto, um fato tem-me chamado a atenção: a quantidade de lixo no chão, na grama ao longo da via. Em especial nos pontos dos ônibus. Alguns deles possuem lixeira, mas, em geral, estão abarrotadas e transbordando de lixo. Os campeões são guimba e maços de cigarros. Outro aspecto é a quantidade de areia junto à calçada.”
Segue
“É evidente que parte do problema está diretamente relacionado à educação das pessoas, e isso só será resolvido dentro da própria casa de cada um. O segundo ponto é a ação dos agentes públicos no cuidado com a cidade. Na minha modesta opinião, bastariam dois funcionários para dar conta da limpeza dessa área e um caminhão recolhendo a areia existente. Além do aspecto da sujeira, a areia potencializa o risco de acidentes, pois é muito escorregadia para veículos, bicicletas que transitam no local.
Assina a mensagem o leitor Dilson Guaraci da Cunha, que também responde pelo crédito da foto.
Massimo
Massimo
Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário