A cara da rua no ritmo da dança

sexta-feira, 29 de maio de 2009
por Jornal A Voz da Serra

A dança de rua invade o Sesc de hoje, 29, a domingo, 31, com a Companhia Urbana de Dança, da premiada coreógrafa carioca Sônia Destri, que oferecerá oficinas gratuitas de hip hop para jovens e adultos hoje, das 19h às 21h, amanhã, das 9h às 16h, e no domingo, das 9h às 12h. Os interessados podem se inscrever pelo telefone 2533-2849. Ainda no domingo, às 19h, será apresentado um espetáculo especial da Companhia Urbana de Dança, também no Sesc. O show será dividido em três fases: Batalha urbana e Suíte Funk, já apresentados na Bienal de Lyon de 2006, e Intervalo.

A Batalha Urbana resume uma tradução de sons ruidosos e o silêncio observado nos grandes centros urbanos. A montagem retrata ainda as batalhas enfrentadas continuamente na vida, dança e universo que se confundem com os ideais dos jovens da atualidade. Já o Suíte Funk faz uma viagem pelo cenário carioca sob o ponto de vista múltiplo externando a vivência dos moradores dos subúrbios e favelas do Rio de Janeiro. “Essa suíte tem break e breque”, observa Sônia Destri.

A Companhia Urbana de Dança foi criada há cerca de três meses e meio por moradores da Zona Norte do Rio de Janeiro capitaneados por Sônia Destri e Thiago Sousa após o retorno de uma viagem à Europa e a descoberta do hip hop na Alemanha no início dos anos 90. O curador da Bienal de Lyon, Gui Darmet, convidou o grupo e Sônia a apresentarem numa mostra francesa o primeiro trabalho da turma, Ziriguidum. Empolgada, Sônia ampliou a proposta criando a Batalha Urbana.

No espetáculo, que será apresentado pela primeira vez em Nova Friburgo, Sônia Destri reúne elementos da dança de rua com influência contemporânea, através de uma leitura particular e criativa, que alia a força da história e qualidades artísticas com diversidade de movimentos e sofisticação coreográfica. Sônia também é dancing designer, diretora e produtora, já tendo se apresentado no Festival Panorama de Dança.

Sônia Destri também foi coreógrafa do último filme da cineasta Lúcia Murat, Maré, nossa estória de amor e diretora assistente e coreógrafa do musical Marília Pera canta Carmem Miranda. Sônia especializou-se ainda em hip hop na Reebok University, na Alemanha, e já recebeu inúmeras premiações, entre elas do Conceil International de La Danse e New York University. No Brasil assinou anda a direção do corpo de baile da extinta TV Manchete e produziu shows e vídeos de hip hop com MV Bill e MC Marechal, além de apresentações com a banda Afrolata, de Vigário Geral, no Rio.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade