Manifesto

quinta-feira, 03 de maio de 2018

Para pensar:

"Quem gosta de ler não morre só."

Ariano Suassuna

Para refletir:

"O discurso não é simplesmente aquilo que traduz as lutas ou os sistemas de dominação, mas aquilo por que, pelo que se luta, o poder do qual nos queremos apoderar."

Michel Foucault

Manifesto (1)

O colunista já expressou mais de uma vez seu entendimento de que o dia 16 de maio, com todas as portas abertas para a construção de pontes que podem efetivamente dar mais oportunidades a nossa população, não é uma data construtiva para a realização de protestos.

Mas isso não dignifica dizer que não se deve protestar ordenadamente diante do que parece errado aos olhos de cada um.

Manifesto (2)

A esse respeito, será lançado nesta sexta-feira, 4, às 17h na Estação Livre, o movimento "200 anos: pra quem?".

O fórum foi proposto "para debater as questões relacionadas à agenda pública friburguense, que por vezes aflige e maltrata a nossa ordeira e sacrificada população".

A página do movimento no Facebook reúne uma série de propostas em áreas como saúde, educação e urbanismo, como proposta de legado para além da celebração do bicentenário.

Aspas

"Nova Friburgo não é uma cidade suíça, como querem alguns, mas um município composto por negros, índios, italianos, portugueses, alemães, suíços, espanhóis, libaneses, japoneses, húngaros e outros povos que aqui vieram viver. Aliás, a característica principal da cidade é ser sempre um local de acolhimento dos diversos povos que para aqui migraram. Necessitamos urgentemente do resgate histórico e da identidade de Nova Friburgo, reconhecendo a participação do negro na nossa história, a fim de destacar a sua importância social, econômica e cultural na nossa formação."

Ciclovias

E já que falamos em manifestações, o 1º de maio em Nova Friburgo, vejam só, foi marcado por diversas manifestações solicitando ao poder público celeridade no tratamento aos projetos que pretendem expandir e melhorar as condições das ciclovias ou ciclofaixas existentes em nossa cidade.

Faz sentido

Uma reivindicação bastante pertinente, por sinal, ao dia do trabalhador.

Afinal, se as bicicletas atingissem mesmo o nível de modal em nossa cidade, os deslocamentos de quem trabalha certamente seriam muito mais rápidos, relaxantes e saudáveis.

Turma exemplar

Na terça-feira, 1º, o Centro Excursionista Friburguense participou de mais um mutirão de manutenção da trilha do Morro da Cruz.

Ao longo do percurso os voluntários fizeram podas, limpeza, e também escavaram alguns degraus em trechos íngremes.

Preparando a casa

O objetivo principal da atividade foi deixar a trilha limpa para a caminhada que será realizada no próximo dia 16, feriado municipal em comemoração ao bicentenário de Nova Friburgo, logo após o Centro Excursionista participar do desfile às 13h".

O CEF, que completa 83 anos em 2018, é o segundo grupo de montanhistas e escaladores mais antigo do Brasil.

Talento precoce (1)

O jovem Pedro Veroneze, de 16 anos, começa a despontar como um dos novos talentos de nossa literatura.

Carioca radicado há alguns anos em Nova Friburgo, Pedro lançou seu primeiro livro em  abril.

A versão digital já se encontra disponível na página da Saraiva na internet.

Talento precoce (2) 

Intitulada “The Pandemic”, a obra se passa num cenário distópico no qual "muitas pessoas são tomadas por um novo vírus. A maioria dos habitantes morrerá; ou serão infectados, ou irão sobreviver. Os que ficarem terão que sobreviver um dia de cada vez. A luta pela sobrevivência não é fácil neste novo mundo. Luta-se contra a infecção, luta-se na busca de alimentos. Há luta entre pessoas; ou grupos pela disputa de poder. (...) Uma nova humanidade está em formação. Resta saber como será e quem será."

Coincidência?

O material de divulgação não informa se a escolha do tema, justo no ano em que completa um século a terrível pandemia de gripe de 1918, que contaminou 20% da população mundial e ceifou de forma implacável a vida de 2,5% deste contingente, foi intencional ou apenas coincidência.

Lindbergh

O senador Lindebergh Farias (PT-RJ) visita Nova Friburgo na tarde desta sexta-feira, 4.

Até o fechamento desta edição, contudo, a agenda de compromissos ainda não havia sido fechada.

União policial

O comandante do 11º BPM, coronel Eduardo Vaz Castelano, tem compromisso nesta quinta-feira, 3, na Fazenda Ermitage, sede do 7º Comando de Policiamento de Área (CPA), em Teresópolis. Lá será realizada a primeira reunião do recém-criado Gabinete Itinerante do Comandante-Geral (CICG) da Polícia Militar.

Castelano é um dos comandantes do 7º CPA convidados a participar do evento, ao lado de seus colegas de Teresópolis, Petrópolis e Três Rios. Eles serão recepcionados pelo comandante do 7º CPA, coronel Vidal, assim como a comitiva do Comando Geral.

 A criação do CICG tem por objetivo aproximar mais o comando geral da PM dos CPAs e de suas unidades operacionais. Além de estreitar os laços com a tropa e fortalecer as raízes militares em todo o território estadual, essa aproximação será importante para obter uma visão mais precisa sobre as especificidades de cada área de policiamento, facilitando o diagnóstico de cenários e formulação de ações operacionais e administrativas.

Foto da galeria
TAGS:

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.