Heródoto

terça-feira, 01 de maio de 2018
Foto de capa

Para pensar:

"Os grandes estão partindo, mas seu legado continua através de seus aprendizes cujas vidas tocadas por eles foram.

E novos grandes surgirão, para viver, ensinar e partir novamente plantando sementes em mentes pequenas.

E elas crescerão.

Enquanto houver mestres e discípulos ainda há esperança."

Jonathan L. Kawamoto (O Pelicano)

Para refletir:

"Combater e morrer, é pela morte derrotar a morte, mas temer e morrer é fazer-lhe homenagem com um sopro servil."

William Shakespeare

Heródoto

E eis que a notícia que sabíamos estar próxima, mas que nenhum de nós gostaria de dar, chegou.

Implacável, mas serena, numa manhã calma, bonita e fria de domingo.

Heródoto Bento de Mello não suportou os sete meses de saudade e partiu ao encontro de sua amada Dona Betty, lá no andar de cima.

Vácuo

Heródoto já não morava entre nós havia alguns anos, mas ainda assim a sensação de vazio, os lamentos em redes sociais e em manifestações formais, o luto oficial de três dias e os muitos depoimentos pessoais exprimem com muito mais propriedade o tamanho do vácuo que sua partida representa aos friburguenses do que qualquer coisa que se possa escrever a respeito.

Grandeza e respeito

Heródoto foi um dos maiores personagens nesta nossa história bissecular, e tal reconhecimento não passa por partidarismos, concordâncias ou simpatias pessoais.

Ele foi um dos grandes, um dos que vestiram a camisa e se arriscaram.

Foi, acima de tudo, um prefeito que não sumiu das ruas, que não se afastou da população, mesmo em momentos mais controversos.

Este, por sinal, foi certamente um de seus mais oportunos exemplos.

Teria gostado?

Parece um pecado do destino que Heródoto não tenha vivido para celebrar os dois séculos da cidade que tanto amava.

Mas a pergunta que devemos nos fazer, agora e daqui para a frente, é: será que ele gostaria de ver o que se passa por aqui?

Memória 

O questionamento não se direciona apenas a ocupantes de cargos públicos, mas também a nós mesmos, que em nossa crise de autoestima estamos cada vez mais fechados a qualquer projeto mais ousado que possa agregar interesse e valor a nossa cidade.

Afinal, se existe alguma forma de manter viva a memória de Heródoto, certamente o caminho é através do resgate de nossa própria história de ousadia e resiliência, de coragem para sonhar grande e voar alto.

Nova Friburgo precisa urgentemente de novos líderes com esta disposição.

Amor em imagens (1)

A coluna tem tido muito assunto para pouco espaço nos últimos dias, mas numa edição como esta simplesmente não há clima para abordar certos temas.

Melhor falar sobre coisas boas e leves.

Melhor falar sobre o amor de muitos por esta terra.

Amor em imagens (2)

Quem tem conta no Facebook provavelmente já conhece o atuante grupo "Amantes de Nova Friburgo", espaço que rapidamente reuniu na rede social precioso acervo fotográfico de nossa história.

Pois bem, o mesmo grupo agora se prepara para expor algumas destas imagens aqui fora, no mundo real.

Onde e quando

A mostra será aberta às 20h desta quinta-feira, 3, no segundo piso do Cadima Shopping, e espera-se que seja a primeira de muitas.

Interessados, no entanto, não devem esperar muito.

A mostra, afinal, tem previsão de se encerrar no dia de nosso bicentenário, 16 de maio.

Novos cidadãos

Seguindo em mais um tema leve, num dia em que não daria para ser diferente, o Massimo gostaria de chamar atenção para alguns nomes na lista de agraciados com o título de cidadania friburguense.

Merecido

Ainda lutando para conseguir dar o nome de seu pentavô a algum logradouro friburguense, o engenheiro César Raibert finalmente será reconhecido por tudo o que fez e faz por esta terra.

Principal responsável pela elaboração da árvore genealógica dos friburguenses descendentes de suíços e alemães, Raibert também merece ser lembrado pelo exemplo de preservação ambiental em Lumiar, que já recuperou diversas nascentes e serve de abrigo para espécies ameaçadas de extinção na região.

César foi indicado pelo vereador Professor Pierre.

Merecido (2)

Também merece destaque a indicação do vereador Naim Pedro, que finalmente concederá o título de cidadão friburguense a Grimaldino de Oliveira Narcizo, o ex-vereador Cigano.

Após tantos anos de trabalho dedicados à cidade, inclusive na própria Câmara Municipal, não deixa de ser curioso que a homenagem não tenha sido prestada antes, por algum de seus companheiros de plenário.

Merecido (3)

Por fim, as mesmas ponderações podem se aplicar à cantora, atriz e empresária Tânia Alves, que há muitos anos mantém um spa no distrito de Campo do Coelho, e somente agora, por iniciativa do presidente Alexandre Cruz, terá sua ligação com Nova Friburgo formalmente reconhecida.

Bem explicado

Obviamente o destaque a alguns dos 44 nomes não tem qualquer intenção de reduzir em nada a relevância da homenagem prestada a todos os demais.

De forma alguma.

Ainda que o colunista reconheça na lista ao menos uma indicação controversa, com a assinatura de uma de nossas eminências pardas, a intenção foi somente a de dar destaque a estas situações curiosas.

TAGS:

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.