Os últimos dias foram ainda mais movimentados no Centro de Convivência da Pessoa Idosa, anexo ao Clube de Xadrez. A Secretaria de Saúde do município realizou uma ação especial no local para imunização contra a gripe, focada na terceira idade. De acordo com o governo municipal, aproximadamente mil doses foram distribuídas. A campanha especial durou três dias, na terça-feira, 24, foi direcionada aos frequentadores do Centro de Convivência, já na quarta e quinta-feira, 25 e 26, a ação foi aberta ao público idoso em geral.
Com o resultado positivo do mutirão, a prefeitura afirmou que já planeja mais uma edição, que deve acontecer na próxima semana. As datas, porém, ainda não foram definidas. A ação direcionada aos idosos, que também fazem parte do grupo prioritário para vacinação, aconteceu com o objetivo de agilizar a imunização deles e, consequentemente, reduzir a ocorrência de filas no atendimento dos postos de saúde participantes da campanha.
A campanha de imunização contra a gripe começou na última terça-feira, 24, logo após o feriado de São Jorge. Apenas no Posto Sylvio Henrique Braune, no Suspiro, mais de 350 pessoas foram imunizadas nas primeiras quatro horas de campanha. Segundo a Coordenação de Imunização da cidade, a meta este ano é aplicar 43 mil doses da vacina em Nova Friburgo. Até a última terça-feira, 24, o município havia recebido 11 mil.
A vacina contra gripe está disponível nos cinco principais postos de Saúde do município. De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, a imunização é oferecida na Policlínica Sylvio Henrique Braune, no Suspiro; no Posto de Saúde Tunney Kassuga, em Olaria; e no Posto de Saúde Waldir Costa, em Conselheiro Paulino. Já durante as terças e quintas, a população também poderá se vacinar nas unidades de saúde José Copertino Nogueira, em São Geraldo, e Ariosto Bento de Mello, no Cordoeira, também das 8h às 17h.
O público-alvo desta 20ª edição da campanha são crianças de 6 meses até menores de 5 anos, gestantes em qualquer idade gestacional, puérperas (mães até 45 dias após o parto), pessoas acima de 60 anos, doentes crônicos - mediante receita com indicação médica - e profissionais de saúde e educação das redes pública e privada com apresentação de comprovante.
A vacina distribuída pelo Ministério da Saúde em 2018 protege contra três subtipos do vírus da gripe: H1N1, H3N2 e uma linhagem de influenza B. Vale lembrar, entretanto, que a vacina é contraindicada para pessoas com alergia aos componentes, principalmente à proteína do ovo, e aqueles que apresentaram reação anafilática prévia em doses anteriores. Portadores de doenças neurológicas e síndrome Guillain-Barré devem consultar um médico antes de tomar a vacina.
A Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza vai até o dia 1º de junho. O Dia D de imunização está marcado para 12 de maio.
Deixe o seu comentário