Um momento muito especial

quarta-feira, 27 de maio de 2009
por Jornal A Voz da Serra

(SECOM) Participante do programa de intercâmbio rotariano, o jovem músico Luke Sebastian Witchger, primeiro violinista da Orquestra Sinfônica Jovem do Estado de Nebraska (EUA) fez, na manhã da última sexta-feira, 22 de maio, uma das principais, entre tantas outras apresentações desde que está em Nova Friburgo há nove meses. Acompanhado do irmão Martin, também ao violino, ambos apadrinharam o lançamento da Orquestra de Cordas Nossa Senhora das Graças, no auditório do colégio de mesmo nome, no bairro de Olaria.

Em cerimônia conduzida pelo governador do distrito 4750 do Rotary Clube Internacional, Dalton Carestiatto, o ato constou ainda da entrega dos primeiros oito violinos, doados pelos clubes de serviço locais e empresários ao educandário, para que promova o ensino do instrumento, a partir de uma parceria com a Escola de Música e Orquestra Sinfônica da Universidade Candido Mendes/Campus Nova Friburgo.

À mesa da solenidade, além do próprio governador Dalton e dos dois anfitriões da manhã - a professora Sonia Maria Ferre Penna, diretora pedagógica do CNSG e o padre Gelcimar Petinatti Celeste - diretor geral do educandário, pároco e presidente do Centro Social N. S. das Graças - o pró-reitor de extensão da Universidade Candido Mendes, professor Alexandre Gazé; o diretor executivo do Campus Nova Friburgo, Roosevelt Concy, também secretário municipal de Cultura e o professor e maestro Francisco Fernandes Filho. O secretário de Comunicação Social, jornalista Girlan Guilland representou o prefeito Heródoto Bento de Mello.

Aula inaugural com solo de cavaquinho

Antecedendo a audição dos violinistas americanos, o jovem aluno do Graças, Vitor Carvalho, de apenas 10 anos, fez um brilhante solo ao cavaquinho, de um trecho da famosa composição Aquarela do Brasil, de Ary Barroso. Logo depois, Vitor estava entre os estudantes que receberam os instrumentos doados.

Sob a coordenação da própria diretora pedagógica do CNSG, professora Sônia Maria Ferre Penna, dos professores Carlos Jacomo Magliano Netto e Vânia Maria Lobosco Queiroz, o ato constou da aula inaugural da Orquestra de Cordas e, ainda, da entrega simbólica aos oito primeiros alunos dos instrumentos doados, a partir da campanha promovida pelos Rotary junto a empresas locais: Pedro Pinheiro (701), Ruan Barbosa (702), Hugo Neves (8° ano), Thaís Sâmela (9° ano), Fernanda Folly, Suellen e Patrick Nascimento, além do pequeno Vitor.

Entre os patrocinadores fundadores da orquestra de cordas - que doaram os violinos - a Friburgo Auto Ônibus (João Carlos Mayer), Passamanaria Hak (José Carlos dos Santos), Raquel Indústria (Eugênio Amêndola, representado pela mulher Sandra), Fioserra (Siegfreied Maures Costa), Carestiatto Editores (Márcia Carestiato Sancho), Toyoserra (Júlio Cordeiro), Ventura Chocolates (Antonio Américo Pecly Ventura) e Ubon Suavitrat (Cristiano Valadares, representado pela senhora Elisabeth, na residência da qual o jovem intercambista da cidade de Omaha está hospedado).

A transportadora Rodoviário Suíça Brasileira (Carlos A. Ferreira e Mário Esteves) também participou, sendo que o Rotary Clube Nova Friburgo teve seu presidente, Antonio Celles Cordeiro, representado pelo presidente eleito Rodrigo Guimarães, mas os demais clubes de serviços rotários estavam respectivamente representados por seus presidentes: Edson de Souza Borges (NF Caledônia) e o médico José Antonio Verbicário Carim (NF Suspiro). O coordenador de intercâmbio do Rotary, o odontólogo Eduardo Sancho, falou da importância do programa que vem sendo operacionalizado pela Fundação Rotária Internacional e destacou a atuação dos 1,3 milhão de rotarianos no mundo, presentes em 75 países. Ele disse que iniciativas como esta da doação dos instrumentos são apenas um exemplo do que os clubes de serviços, juntamente a comunidade e o poder público, podem fazer.

Para o secretário de cultura do município, Roosevelt Concy, “o momento significa apenas uma semente que estamos lançando”. Ele falou ressaltando ainda o que havia mencionado o professor Gazé, destacando a importância do resgate do ensino da música nas escolas. Criador da escola de música e da Orquestra da Candido Mendes local, Alexandre Gazé foi ainda um defensor do projeto de lei que introduziu a obrigatoriedade do ensino musical nas escolas.

Já o jornalista Girlan Guilland, que justificou a ausência do prefeito Heródoto, disse que o mesmo, como amante da música, por certo estaria muito feliz por aqueles momentos especiais, vivenciados por todos. Ele destacou a tradição musical de Nova Friburgo, lembrando as bandas mais do que centenárias – Euterpe e Campesina - agora a orquestra da Candido Mendes “e, ainda, sem nos esquecermos da Euterpe Lumiarense, que está sendo revitalizada”.

O secretário de Comunicação do município ainda fez questão de citar a figura ímpar do Monsenhor Mielli, fundador da Paróquia, do colégio e do Centro Social, “a cuja obra que ele sonhou está sendo dada a devida continuação, pelo ideal da educação”. Girlan lembrou ainda do Núcleo de Ex-Alunos, criado em maio de 2006 e citou sua coordenadora que estava presente, Sônia Isabel F. de Souza, para dizer que o grupo está disposto a colaborar muito com o estabelecimento de ensino.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade