Vivemos hoje um momento importante para o desenvolvimento do turismo no estado do Rio de Janeiro, em especial o interior. As políticas públicas com foco no interior, aliadas a um despertar da iniciativa privada, têm mudado a cara dos destinos localizados nas diversas regiões do estado. Sabemos que muito ainda falta a fazer para que o setor de turismo tenha o reconhecimento do poder público como uma área estratégica, com forte poder de geração de emprego e renda e uma grande ferramenta de inserção social. A falta de recursos para o financiamento de ações para o setor, é o nosso grande entrave.
A maioria dos municípios não percebe que investir no turismo é investir em qualidade de vida. Mais turistas significa mais dinheiro novo na cidade, o que consequentemente movimenta hotéis e pousadas, restaurantes, serviços, comércio, etc. Muitos definem o turismo como a realização da festa da padroeira, do aniversário da cidade, ou a realização do carnaval. Precisamos ir além, profissionalizar a gestão é importante, mas antes de tudo, profissionalizar a visão dos prefeitos e de parte do empresariado. O trabalho dos Convention & Visitors Bureaux, em várias regiões do estado, em ampliar a promoção e captação de negócios para os municípios, vem aos poucos recebendo a atenção e apoio das prefeituras e o reconhecimento dos empresários. Os Conventions Bureaux representam o envolvimento da iniciativa privada para uma nova realidade, que deve ser acompanhada pelos órgãos municipais de turismo. Cada um deve desempenhar um papel complementar ao outro, através de ações planejadas e coordenadas com um único objetivo: fazer prosperar o município através do turismo.
Com a crise financeira mundial, a partir de novembro do ano passado, percebemos uma mudança no comportamento dos turistas que recorrem aos destinos mais perto de suas residências, desta forma ampliando as possibilidades de ganho do interior. No estado do Rio, é notável o crescimento da taxa de ocupação nos feriados deste ano e uma maior movimentação nos finais de semana. Nesse momento precisamos estar preparados para esse aumento de demanda. Não adianta a cidade estar limpa e os equipamentos em perfeito estado, se quem se propõe a receber o turista não fizer a sua parte, ou seja, um bom atendimento, instalações em dia e principalmente uma política de preços alinhada com o mercado atual. Vale para o contrário. Preparar os equipamentos, praticar bons preços e não ver o destino preparado, e um bom calendário de eventos, não adianta muito.
O estado passará por grandes transformações, tanto em infraestrutura como em projeção para o Brasil e o mundo. O Prodetur, financiamento obtido pelo governo do estado junto ao Ministério do Turismo e o BID, na ordem de U$ 187 milhões, trará mais desenvolvimento para o interior, o que pode ser o início de um grande ciclo de desenvolvimento do setor. Além de recursos para obras, o Prodetur prevê ainda recursos para promoção e capacitação. É importante destacar que o interior ganhará três centros de convenções (Nova Friburgo, Cabo Frio e Paraty), o que definitivamente fará com que essas cidades e regiões passem a se beneficiar do turismo de negócios, muito mais rentável que o de laser e que contribuiu muito para a solução dos problemas relativos à sazonalidade.
A realização da Copa do Mundo no Brasil em 2014, com a final já confirmada para o Maracanã, deverá ser alvo dos destinos do interior que precisam se preparar para as oportunidades, onde podem receber delegações de outros países, ou ainda tornarem-se alternativas de hospedagem para milhares de torcedores. A união de esforços dos governos federal, estadual e municipal para fazer da cidade do Rio de Janeiro a sede dos Jogos Olímpicos de 2016, está proporcionando a apresentação de uma candidatura viável e conduzida de forma altamente profissional. Se ganharmos os jogos, sem dúvidas será um divisor de águas para o turismo e para todo o estado do Rio de Janeiro.
Como vemos, estamos caminhando para um período de mais prosperidade, onde o interior sairá beneficiado. Porém, podemos potencializar ainda mais os ganhos, através da união de esforços, de uma nova visão dos prefeitos e principalmente do envolvimento dos empresários. Viva o turismo, viva o nosso rico e belo interior.
(*) José Alexandre Almeida é empresário, presidente do Nova Friburgo Convention & Visitors Bureau e da Associação Comercial de Nova Friburgo e vice-presidente da Federação de Conventions & Visitors Bureaux do estado do Rio de Janeiro.
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