Câmara condecora os novos comendadores e cidadãos friburguenses

terça-feira, 26 de maio de 2009
por Jornal A Voz da Serra
Câmara condecora os novos comendadores e cidadãos friburguenses
Câmara condecora os novos comendadores e cidadãos friburguenses

A educação como mola-mestra do desenvolvimento foi a tônica da noite na entrega das duas comendas Barão de Nova Friburgo e dos 40 títulos de cidadão friburguense no último sábado, 23, no teatro municipal da Praça do Suspiro. O evento foi promovido pela Câmara Municipal e reuniu representantes de várias áreas, entre os quais, professores, advogados, médicos, pastores, empresários e agricultores. Na mesa que comandou a solenidade, além do presidente da Câmara, Sérgio Xavier, estiveram Heródoto Bento de Mello (prefeito de Nova Friburgo), Dermeval Barboza Moreira Neto (vice-prefeito), Olney Botelho (deputado estadual), Rogério Cabral (deputado estadual), Andréa Zito (deputada federal), Nestor Francisco Miranda Júnior (diretor do Sanatório Naval), Tereza Cristina Porto Xavier (secretária estadual de Educação), Alexandre Gazé (pró-reitor de coordenação e expansão da Universidade Candido Mendes).

Antes dos títulos aconteceu a entrega das comendas aos professores Alexandre Gazé (pró-reitor de coordenação e expansão da Universidade Candido Mendes) e Tereza Cristina Porto Xavier (secretária estadual de Educação).

Enquanto o prefeito Heródoto Bento de Mello entregava a comenda a Alexandre Gazé, o radialista Landri Schettini, locutor oficial do evento, fazia um breve relato da vida pessoal e profissional do homenageado, que é professor, advogado, leciona instituições de direito público e privado, especialista em ensino superior, membro da secretaria executiva da Comissão Brasileira de Justiça e Paz da CNBB, secretário adjunto da Academia de Latinidade, membro titular da Academia Friburguense de Letras, membro do Centro Alceu Amoroso Lima para a Liberdade e do Centro Heleno Fragoso para os Direitos Humanos, ex-secretário municipal de Planejamento e Educação, tendo vários artigos publicados em jornais e revistas e autor de vários livros, responsável pelos campi da Candido Mendes em Nova Friburgo, Niterói, Tijuca, Araruama, Padre Miguel, Jacarepaguá, Sulacap, Vitória e Méier, além das subsedes onde se realizam aulas do curso Normal Superior, em Macaé e Petrópolis.

“A educação é a mola-mestra do desenvolvimento. O barão trouxe o desenvolvimento para a cidade, teve muitas lutas quando aqui chegou, da mesma forma que eu, quando comecei minha caminhada, tive inúmeras lutas para desenvolver a educação na cidade, principalmente para a implantação de um curso superior, pois os nossos alunos passavam no vestibular e tinham que ir estudar fora. Mas é possível fazer, basta querer, basta comparar a Nova Friburgo de hoje e a do século passado. Vamos fazer, não podemos ficar esperando que o Estado faça. Para realizar não é preciso ser filiado a partido político. O homem precisa é ter conhecimento, e não só a formação”, discursou Gazé.

O vice-prefeito Dermeval Barboza Moreira Neto entregou a comenda aTereza Porto, analista de sistemas formada pela Uerj, com especialização pela PUC-Rio. Ela já presidiu o Proderj, tendo sido a única mulher a ocupar este cargo em 40 anos do órgão, coordenando a criação do primeiro portal do governo estadual, implementando a Infovia/RJ, rede que interliga todos os órgãos da administração estadual, via internet, e os Centros de Internet Comunitários. Integrou a equipe do projeto Piraí Digital e, a partir deste, levou o projeto a outros municípios do estado. Foi ainda a primeira mulher a chegar à presidência da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia e Comunicação; assumiu a pasta de Educação em fevereiro de 2008, utilizando os recursos da tecnologia para introduzir um novo modelo de gestão na secretaria, em prol da melhoria do desempenho dos alunos da rede estadual de ensino.

“É uma honra receber esta comenda, principalmente na gestão do prefeito Heródoto, porque ele está ligado a minha vida desde a infância. Quando ele assumiu a prefeitura pela primeira vez eu era criança e lembrava dos movimentos em minha casa. Nesse período de atuação na secretaria tentamos dar nova identidade à educação carioca. Temos 1.537 escolas estaduais, 110 mil professores ativos e uma infinidade de projetos realizados, notadamente na área da informática, pois entendemos que uma educação informatizada é o passo principal para o crescimento de nossos jovens. Neste sentido, já distribuímos 52 mil notebookes com acesso à internet e banda larga. É muita honra para mim receber a comenda, porque foi aqui que nasci e tudo que está acontecendo hoje começou muito cedo para mim. Fico muito emocionada em reencontrar dois dos parlamentares que conheci ainda jovem, quando minha mãe era vereadora: Reinaldo Rodrigues e Manoel Martins. Muito obrigado à Câmara de Nova Friburgo”, ressaltou Tereza Porto em seu discurso.

QUEM SÃO OS NOVOS CIDADÃOS FRIBURGUENSES

Os agraciados com títulos de cidadão friburguense foram: Aristoziro Ignácio; Reinaldo Eduardo dos Santos; Luiz Fernando de Souza (Pezão), representado por Tereza Porto; Edilço Souza; Maria Vera Lúcia de Brito; Ricardo Medeiros Barcelos; Ricardo Reis; Josué Ebenézer de Souza Soares; José Aurélio de Araújo; Rosimeri Gaspar Velozo; Alexandre Aguiar Cardoso, representado pelo deputado Rogério Cabral; Arino Soares Videira; Sérgio Rodrigues de Almeida; Joaquim Teixeira de Assis; Lea Márcia Cordeiro de Barros; Maria Arair Pinto Paiva; José Serra, representado pela deputada federal Andréa Zito; Fernando Azevedo Cruz; Álvaro Ottoni de Menezes; Rose Mary Aguiar Borges; Adalberto Bastos de Vasconcellos; Sebastião Ventura, o Tatá; Maurício Duarte dos Santos; Aluízio de Castro Silva; Fernando Antonio Macedo Pimentel; José Luiz Machado Abrantes, representado por Marcus Vinícius; Pedro Figueiredo Pinto; Daniel Lage Vieira de Oliveira; Fernando Ramalho Guimarães; Adelcio Menegolo; Roberto Louzada; Flávio de Almeida Narcizo; Fausta Giusti Sidoni; Filipe Matos Monteiro de Castro; Nelson Luiz Siqueira Pinto; Melquíades Pinto Paiva; Luiz Fernando da Costa Carvalho; Pedro Simão da Silva; Manoel Ferreira Machado; João Marcos Candido da Silva, e Luciano Campos de Faria.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade