Suítes

quinta-feira, 05 de abril de 2018

Para pensar:

"Tudo que passou, acabou. Eu sobrevivi."

Dercy Gonçalves

Para refletir:

"Olhei noutro sentido, e pude, deslumbrado, saborear, enfim, o pão da minha fome. - Liberdade, que estais em mim, santificado seja o vosso nome."

Miguel Torga

Suítes

No jargão jornalístico, são chamadas de "suítes" aquelas matérias que noticiam desdobramentos de fatos já divulgados anteriormente.

Pois bem, vários dos assuntos tratados recentemente neste espaço andaram acumulando atualizações interessantes.

Dediquemos um pouco de atenção a elas, portanto.

Derrubou

Começando por nossa Câmara Municipal, conforme a coluna havia antecipado o plenário derrubou o veto do Executivo à lei do vereador Wellington Moreira que proíbe o uso de veículos movidos a tração animal em Nova Friburgo, salvo em exceções bem determinadas.

Foram 20 votos a 1.

O colunista congratula os parlamentares pela postura de independência e por terem se colocado em favor de quem não tem voz ou voto.

Esfera estadual

Na Alerj, por sua vez, o veto do Palácio Guanabara à lei do deputado estadual Wanderson Nogueira que visa reduzir os custos de validação de diploma para refugiados não chegou a ser apreciado, graças ao debate em torno do Plano de Cargos, Carreiras e Salários.

A previsão é de que seja votado (e derrubado) na próxima terça-feira, 10.

Fiscalização

De volta à Câmara, na sessão de terça-feira, 3, o plenário aprovou os três requerimentos de informação que a coluna listou recentemente.

De Zezinho do Caminhão, solicitando informações sobre o serviço de reboque prestado à Smomu; de Cascão, requerendo esclarecimentos a respeito das usinas de asfalto no município; e de Johnny Maycon, demandando informações sobre aquisição, distribuição e registros dos materiais médicos e hospitalares das unidades de saúde em Nova Friburgo.

Parênteses

Agora resta esperar que os requerimentos sejam respondidos no prazo, e de maneira satisfatória.
Sem taxa

Por fim, também na noite de terça-feira, a Câmara Municipal aprovou o projeto de vereador Cascão que pretende proibir a cobrança de taxa para restabelecimento de fornecimento de água em caso de corte por atraso no pagamento.

A lei agora depende da sanção do prefeito Renato Bravo para que possa entrar em vigor.

Cooperação

A coluna mostrou ontem o buraco que ameaçava machucar as crianças no Jardim Califórnia, e é com grande alegria que o Massimo registra que a Prefeitura rapidamente foi ao local e deu início aos trabalhos para resolver o problema.

É isso o que todos queremos: colaborar.

A coluna agradece aos responsáveis, sobretudo na Secretaria de Obras.

Posturas (1)

Dias atrás a coluna também noticiou o retorno de Guilherme Spitz à Subsecretaria de Posturas, e afirmou que esperava ações imediatas de fiscalização à bagunça que tomou conta de nossas ruas.

Não deu outra.

Posturas (2)

Na terça-feira, 3, a Subsecretaria realizou uma operação voltada a fiscalizar a ação de ambulantes.

Ao todo, quatro fiscais e quatro guardas municipais atuaram das 14h às 19h.

No fim, a turma acaba se entregando.

Bastou o primeiro ambulante ser abordado para que muitos outros sumissem das ruas.

Autismo (1)

Ao registrar que o vereador Isaque Demani havia protocolado projeto de lei para a criação do dia e da Semana de Conscientização em relação ao autismo, a coluna acrescentou que a medida precisa ser acompanhada de iniciativas que possam aproveitar a mobilização da melhor forma.

Autismo (2)

Pois bem, logo em seguida o colunista recebeu mensagem do autor da proposta, informando que irá buscar parcerias que possam propiciar capacitação aos professores a fim de que conheçam indícios do autismo, e possam assim auxiliar - através do encaminhamento - os profissionais responsáveis na busca por diagnósticos precoces.

Empossou

Demorou um pouco mais do que o previsto, mas na tarde desta terça-feira, 3, o presidente do Legislativo municipal, vereador Alexandre Cruz, deu posse aos quatro primeiros servidores aprovados pelo concurso público realizado em 2017.

O ato de admissão aconteceu na sala da presidência e contou com a presença do vice-presidente, Marcio Damazio (DEM), e de funcionários da Casa.

Parabéns!

Os novos servidores ocuparão os cargos de adjunto legislativo (Ana Carolina de Almeida Cavalcanti); oficial administrativo (Robson Teixeira Ambrósio); almoxarife (Renato Silva da Rocha); e auxiliar administrativo (Gislaine Maria da Silva).

O Massimo dá os parabéns aos aprovados, desejando que sejam felizes nas novas funções e que não percam pelo caminho a lembrança de que servir, antes de um dever, é um privilégio.

Dando exemplo

Com o início das convocações já é possível tratar o recente processo seletivo como um exemplo a ser seguido pelo Executivo, e também por administrações públicas espalhadas por nossa região.

Elaboração transparente, escolha de empresa séria, número de vagas compatível com o orçamento, salários igualmente compatíveis com as funções, e convocação sem demora desnecessária.

Como deveria acontecer sempre.

Aspas
Alexandre Cruz desejou boas-vindas ao grupo e ressaltou a importância de exercer um cargo público.

“O servidor público não trabalha para o governo, ele trabalha para população. É importante que tenhamos o espírito de servir. Estamos aqui para contribuir para o município”, declarou.

Ainda segundo o presidente, a expectativa é que até o fim de 2018 mais nove servidores aprovados sejam convocados.

Aliás...

E já que falamos no presidente da Câmara, cabe informar que ele será agraciado com a “Comenda Ordem do Mérito Cívico e Cultural” pela Sociedade Brasileira de Heráldica e Humanística, nesta quinta-feira, 5, em São Paulo.

A cerimônia será no plenário Prestes Maia, do Palácio Anchieta, sede da Câmara Municipal de São Paulo, e pode ser acompanhado ao vivo, através da página daquela casa legislativa na internet, a partir das 18h30.

Justificativa

A explicação da homenagem fez referências bastante elogiosas ao parlamentar.

“O ato homologa publicamente sua condição de Cidadão Exemplar, reconhecendo-lhe os méritos de honra, caráter, civismo, ética, dignidade e benevolência, sempre colocados à serviço das famílias e das comunidades dessa laboriosa e progressiva cidade de Nova Friburgo, (...) lembrando que, foi considerado também como importante quesito para a concessão desta Láurea sua louvável atuação como parlamentar, exercida durante muitos anos, no Poder Legislativo do Município”.

Pergunta

Já faz alguns dias que não publicamos nosso popular desafio fotográfico, e alguns amigos já começaram a chiar.

Vamos lá então.

Com as bênçãos da generosa Regina Lo Bianco, a coluna quer saber: quem reconhece este ambiente por ela fotografado?

Boa sorte a todos.

  • Foto da galeria

  • Foto da galeria

TAGS:

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.