Prefeito recebe o ComAmor

terça-feira, 26 de maio de 2009
por Jornal A Voz da Serra

SECOM - Oito anos. Esse foi o período - exatamente de dois mandatos - que o Conselho Municipal das Associações de Moradores (ComAmor) esperou para ser recebido pelo chefe do Executivo municipal. Ao todo, 23 associações de moradores, representadas pelos seus respectivos presidentes foram recebidos no Salão Azul da Prefeitura, na noite da última quarta-feira, 20. O grupo, liderado pelo presidente do ComAmor, Cezar Martins Bezerra, foi recebido pelo prefeito Heródoto Bento de Mello, acompanhado dos secretários municipais de Obras e de Serviços Públicos, Hélio Gonçalves Corrêa; de Planejamento, Eduardo Valentim e de Comunicação Social, jornalista Girlan Guilland.

O objetivo da reunião foi apresentar ao prefeito cada um dos presidentes das associações de moradores, filiadas ao Conselho, que também relatam algumas reivindicações, reclamações e sugestões de suas respectivas comunidades.

“Quero lembrar a todos aqui presentes que há oito anos estávamos tentando ser recebidos por um representante do governo municipal e nunca obtivemos sucesso. Hoje, conseguimos esse contato sem nenhum esforço e estamos sendo muito bem recebidos”, elogiou Cezar Bezerra, presidente do ComAmor.

“É muito interessante essa interação entre o governo municipal e as associações de bairros desde o início, assim, torna-se mais fácil saber de perto os principais problemas e as reivindicações da população”, afirmou Eduardo Valentim, secretário municipal de Planejamento.

Grande parte das reclamações diz respeito à manutenção de calçamentos, conservação e construção de escolas e déficit em horários de ônibus. Contudo, os secretários Especiais de Olaria, Rafael Rodrigues e o de Conselheiro Paulino, Wilson Tavares, foram elogiados pelos presidentes das associações de moradores dos respectivos bairros.

“Agradeço pelos serviços de capina e retirada de entulhos. O bairro de Olaria estava largado há anos e com essas ações o aspecto do bairro já melhorou”, comentou Eliane Pinheiro Gomes, presidente da associação de moradores do Alto de Olaria.

Sugestões: ouvidoria e coleta seletiva nos bairros

Boas idéias também foram sugeridas pelos representantes das associações, como por exemplo, a criação de uma espécie de disque-denúncia, de acordo com o que defendeu Silzete Guimarães, de São Geraldo. Na verdade, o que ela propõe é uma ouvidoria para que os moradores dos bairros de Nova Friburgo denunciem problemas em suas comunidades e, ao mesmo tempo, estabeleçam uma parceria com a prefeitura para a solução imediata das questões.

Já o presidente da Associação de Moradores da Chácara do Paraíso, Eldecir de Oliveira Lima, apresentou a idéia de se estabelecer um sistema eficiente de coleta seletiva e reciclagem do lixo, com a participação direta e integrada das comunidades. Para ele, isso seria garantia de reaproveitamento de materiais e ainda uma forma contribuir para a preservação do meio ambiente.

Considerando-a uma boa idéia, o prefeito Heródoto, prontamente, fez questão de anotar, pessoalmente, os números dos telefones dos representantes dos bairros e distritos que estavam presentes e as suas principais reclamações, prontificando-se de imediato a dar soluções em boa parte das mesmas.

“Eu ando sempre engravatado porque devo respeito ao povo, mas tenho consciência de que fui eleito pela população mais modesta de Nova Friburgo, e, hoje, uma das minhas maiores preocupações está em atendê-la. Antes de me candidatar eu andava pela cidade e via muita coisa por fazer e não queria pendurar as chuteiras, eu sabia que poderia fazer muito ainda pelo município. Os problemas apresentados são simples de resolver e parte já está sendo feito porque é em caráter de urgência. Estamos organizando a prefeitura e a cidade. Eu e meus secretários municipais estamos alinhavando tudo que precisa ser feito para colocar as coisas em seus devidos lugares. Sou uma espécie de síndico, que, junto com o povo, estamos buscando soluções para os problemas de Nova Friburgo, mas peço um pouco de paciência por parte de vocês. A prefeitura precisa do povo para governar”, destacou o prefeito.

REPRESENTANTES

Estiveram presentes ao encontro, os representantes das associações dos bairros do Floresta (Valcinir Faria); Maringá (Luis Carlos Costa Carvalho); Chácara do Paraíso (Eldecir de Oliveira Lima); Macaé de Cima (Claudinei Ouverney); Maria Thereza (Jorge José Camelo); Córrego D’Antas (Maria José Lima); Vilage (Cosme José Bartolomeu); Santa Bernadete (José Carlos Ramos Pinto); Alto de Olaria (Eliane Pinheiro Gomes); Alto do Floresta (Rosa Amélia Lemos Silva); Alto do Schuenck (Maria Helena Hoelse); Centro (Moacir Bernardes); Parque das Flores (Antônio Darley Teixeira); Granja São Bernardo (Décio Gonçalves Neto); Rui Sanglard (Tânia Maria Guimarães); São Cristóvão (Celso Corrêa Talarico); São Geraldo (Silzete Guimarães); Ponte da Saudade (Célia Regina Silva de Abreu); Vila Amélia (Creildo Pinto de Castro); Bela Vista (Priscila Teixeira); os distritos de Conselheiro Paulino (Luzia Carvalho de Mello); Riograndina (Ronaldo Pinto Henriques) e Amparo, Hermelinda Schuenck. O Conselho Municipal das Associações de Moradores foi fundado em 1984 e desde 1999 é presidida por Cezar Bezerra.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade