SECOM - A Fundação Municipal de Saúde de Nova Friburgo (FMS), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Saúde, publicou edital, no último sábado, 16, para a contratação temporária, através de processo seletivo simplificado, de 164 novos profissionais para a área médico-hospitalar, distribuídos em diversas funções.
Segundo o secretário de Saúde, médico Ostwald Dantas dos Santos Filho, os interessados em trabalhar na rede de atendimento médico assistencial do município devem levar os originais e cópias dos respectivos diplomas de curso superior e cursos de extensão, carteira de identidade, CPF, carteira do órgão regulador da profissão, além do currículo de trabalho, a serem entregues à administração do Hospital Raul Sertã, de 10h às 17h, até esta sexta-feira, 22.
O processo de contratação, em caráter de emergência, foi autorizado pela lei municipal 3.747, aprovada pela Câmara de Vereadores, que prevê o período de um ano de trabalho, através de contrato temporário. Os novos profissionais serão distribuídos pelas funções, em quantidades e especialidades descritas adiante.
O secretário Ostwald avalia que as contratações amenizarão o deficit de atendimento da rede municipal, principalmente no que tange à medicina preventiva de doenças. “Estamos contratando médicos em especialidades que preveem, primordialmente, o atendimento primário ao paciente, visando à prevenção de doenças, com acompanhamento ininterrupto de seu estado clínico.
A lei aprovada pela Câmara prevê ainda que o piso salarial, reajustado com base no que vem sendo praticado no mercado, dos novos contratados, será estendido a todos os profissionais que já estão na ativa, nas funções contempladas pela legislação promulgada.
A SAÚDE: O MAIOR DESAFIO
Seguramente um dos maiores problemas do município, em função de uma herança de oito anos de descaso com o setor, a área de saúde e, em consequência, o Hospital Raul Sertã - que tem ainda a atribuição de atender, além de Nova Friburgo, os 11 municípios da região Centro-Norte serrana - é um grande desafio para o governo municipal.
Segundo afirmou recentemente o secretário geral da Prefeitura, Braulio Rezende Filho - durante a entrevista coletiva em que apresentou o secretário de Saúde, Ostwald Dantas dos Santos, “O governo municipal está empenhado, dedicando todos os esforços para resolver os problemas do setor. E vamos resolvê-los”, garantiu Braulio, complementando: “Temos que garantir à população um atendimento de qualidade na saúde e à altura do que o nosso povo merece”.
Além da contratação de novos funcionários, a Secretaria de Saúde já viabilizou a instalação de um mamógrafo no Hospital Raul Sertã, para prevenção do câncer de mama, e estuda a estruturação de um setor para tratamento dos pacientes de câncer que precisam se deslocar ao Rio de Janeiro para buscar atendimento.
As vagas disponíveis
Assistente social (03 vagas), Enfermeiro (16 vagas), Médico ambulatorial: (09 vagas), com curso de especialização na área
Distribuição das vagas - Cardiologista: 05 vagas; ginecologista: 04 vagas.
Médico de Família (05 vagas): curso de especialização na área
- Médico I (03 vagas): curso de especialização na área
Distribuição das vagas - urologista - 01 vaga; ortopedista - 02 vagas.
Médico I Maternidade (dia de semana) (03 vagas): curso de especialização na área
Distribuição das vagas - 03 vagas para obstetra.
Médico I Maternidade (final de semana) (03 vagas): curso de especialização
Distribuição das vagas - 01 vaga para anestesiologista; 02 vagas para obstetra.
Médico II (20 vagas), com a seguinte distribuição: Clínico, 05 vagas; Dermatologista, 01 vaga; Endocrinologista, 02 vagas; Infectologista: 01 vaga; Neurologista: 02 vagas; Pediatra, 02 vagas; Pré-Natal, 03 vagas.; Psiquiatra, 02 vagas; Patologista: 01 vaga e hematologista: 01 vaga
Médico III (20 vagas), entre as quais: Clínico geral, 07 vagas; Pediatra, 03 vagas; Cirurgião geral, 02 vagas; Ortopedista, 02 vagas e anestesiologista, 06 vagas
Médico IV (06 vagas), sendo Clínico geral, 02 vagas; Pediatra, 01 vaga; Cirurgião geral, 01 vaga e ortopedista, 02 vagas.
Nutricionista (03 vagas), Psicólogo (03 vagas) e Técnico de Enfermagem (70 vagas)
Deixe o seu comentário