Colunas
Consumo de energia
Consumo de energia
O Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico afirmou que o consumo total de energia elétrica no país voltou a crescer em 2017, fechando o ano com crescimento de 0,8%. Esta é a primeira vez que o consumo retoma o crescimento depois de dois anos de queda. Ainda assim, o Comitê destacou que o percentual de consumo está no mesmo patamar de 2014. A maior alta, de 1,1%, foi registrada junto aos consumidores industriais, que atingiram crescimento igual ao de 2016. Já o consumo residencial expandiu 0,8% e o do setor de comércio e serviços 0,3%.
Restituição do IR
A Receita Federal divulgou o cronograma dos lotes das restituições do IRPF (Imposto de Renda da Pessoa Física) referente ao exercício de 2018, ano-calendário 2017. A restituição será feita em sete lotes, no período de junho a dezembro deste ano. Como ocorre todos os anos, a Receita esclarece que as restituições serão realizadas na ordem de entrega das declarações do imposto de renda, levando em consideração que terão prioridade os contribuintes com idade igual ou superior a 60 anos.
Cai a inadimplência
Variável decisiva nas decisões das instituições financeiras por conceder ou negar crédito, a inadimplência ao consumidor caiu 1,9% em fevereiro, na comparação com janeiro. As informações são da Boa Vista SCPC. Quando se compara o comportamento da inadimplência no mês passado com o de fevereiro de 2017, os atrasos nos pagamentos das contas caíram 2,6%. No acumulado de 12 meses, já incluindo fevereiro, a inadimplência apresenta redução de 3,3%.
Controle da carne
O governo estuda enviar ao Congresso proposta para modernizar o sistema de inspeção federal na produção agropecuária, disse o ministro da Agricultura, Blairo Maggi que conversou com o presidente Michel Temer sobre o assunto. Segundo técnicos, a proposta passa, por exemplo, pela criação de uma estrutura mais autônoma, como autarquia ou agência reguladora, para fiscalizar a produção agropecuária.
*****
A reforma do sistema é parte do processo deflagrado a partir da operação Carne Fraca, no ano passado. O ministério publicou portaria distribuindo por dez unidades do Serviço de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sipoa) a fiscalização de frigoríficos. Com isso, a definição das inspeções sai da esfera das superintendências estaduais, cujos comandos são decididos por indicação política.
Fora da guerra fiscal
O governo brasileiro recebeu como sinal favorável o comunicado emitido quarta-feira, 7, pelos Estados Unidos, informando que Canadá, México e outros países poderão ficar fora da sobretaxa de 25% a ser aplicada sobre as importações de aço e alumínio. O ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Jorge, enviou carta ao secretário de Comércio dos Estados Unidos, Wilbur Ross, reiterando o pedido do Brasil de ficar fora das novas barreiras comerciais.
Governo devedor
Os municípios brasileiros cobram do presidente Michel Temer uma "dívida" de R$ 37,1 bilhões de transferências de recursos prometidos em 2017, mas postergados para pagamento. Esse represamento tem levado a um quadro generalizado de obras inacabadas por todo o país, alerta a Confederação Nacional dos Municípios (CNM).
Novo serviço
Depois da aposentadoria automática - que é concedida pela internet -, os segurados do INSS terão mais um serviço disponível pela rede de computadores: a concessão de pensão por morte. Hoje, já podem ser solicitadas pela internet no portal meu.inss.gov.br aposentadorias por idade e por tempo de contribuição, além do salário-maternidade. O sistema, que começará como teste em maio, funcionará somente em algumas regiões do país. O Rio não está contemplado no projeto-piloto, informou uma fonte do INSS.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário