Membro do Movimento Educacionista enaltece potencial da juventude friburguense

quinta-feira, 21 de maio de 2009
por Jornal A Voz da Serra

Durante visita recente a Nova Friburgo por conta da comemoração do Dia Municipal do Compromisso com a Criança, o Adolescente e a Educação (em 8 de maio), o senador Cristovam Buarque (PDT-RJ) constatou que a juventude local está interessada em buscar alternativas e apoio político, a fim de resgatar a real importância da educação pública de qualidade. Por conta disso, o membro do recém-criado Movimento Educacionista e também presidente da Academia de Artes, Letras e Ciências do Instituto de Educação de Nova Friburgo (Ienf), Lucas Costa de Lima, 17 anos, destacou em discurso ao senador a intenção do Movimento Educacionista, proposto pelo vereador pedetista friburguense Pierre Moraes, de reacender o ideal verdadeiro dos movimentos estudantis, que vêm perdendo força nos últimos tempos.

Lucas lembrou ainda a perda da União dos Estudantes de Nova Friburgo (Uenf) e observou a necessidade dos educadores incentivarem seus alunos para o estudo da política, abordando questões sociais. “Uma das formas de concretizar essa formação é através de entidades de base, como grêmios estudantis, dando esclarecimento político também aos estudantes para que eles não acabem se tornando analfabetos políticos”, disse Lucas Lima.

Ainda durante o discurso, o estudante, que conclui este ano o curso de formação de professores do Ienf, frisou a carência atual de discussões e reflexões políticas de muitos jovens da atualidade, que generalizam ao classificar a política brasileira como uma coisa chata e um movimento de corrupção generalizada. “Esse tipo de pensamento deve ser combatido por cada um de nós, educadores ou não. Precisamos gerar a conscientização política na mente de cada um dos nossos jovens, já que eles possivelmente serão os futuros políticos”, observou o futuro professor.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade