Audiência pública debate problema da habitação popular no município

quarta-feira, 20 de maio de 2009
por Jornal A Voz da Serra

No último dia 13, a pedido vereador Cláudio Damião (PT), a Câmara Municipal realizou audiência pública para tratar da habitação popular em Nova Friburgo. A sessão contou com a participação de movimentos sociais, incluindo o movimento Moradia e Participação, de representações sindicais, de associações de moradores e de cidadãos interessados, além do gerente geral da Caixa Econômica Federal em Nova Friburgo, Carlos Lutterback, que apresentou os programas de financiamentos imobiliários oferecidos pela Caixa, incluindo o novo programa do governo federal, Minha Casa, Minha Vida.

Carlos Lutterback apresentou detalhes do programa e ressaltou a importância de uma mobilização dos diversos atores da cidade, incluindo Poder Executivo, empreiteiras e sociedade civil organizada, para que o programa tenha sucesso e projetos para Nova Friburgo sejam apresentados. Segundo ele, os recursos para o programa serão liberados na medida em que forem apresentados projetos, até que sejam construídas um milhão de casas em todo o país. Por isso, as cidades que apresentarem logo seus projetos sairão na frente.

O vereador Cláudio Damião convocou a reunião para tratar do assunto, pois acredita que a habitação popular é uma das questões mais sensíveis à população friburguense, principalmente para as famílias de baixa renda. Para Cláudio, Nova Friburgo sofre uma situação de déficit habitacional por falta de projetos populares, agravada pelas consequências das chuvas anuais na cidade.

Além de Cláudio Damião, os vereadores Luciano Farias e Edson Flávio participaram da reunião na Câmara. A Prefeitura não mandou representante.

PT viabiliza verbas para a habitação - Além da possibilidade dos projetos do governo federal, Nova Friburgo foi contemplada com emenda parlamentar ao Orçamento da União de R$ 500 mil, apresentada pelo deputado federal Antônio Biscaia (PT-RJ), a pedido de Cláudio Damião. Para utilizar a verba, a Prefeitura precisa apresentar projetos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade