Desfile marca os 191 anos da cidade

terça-feira, 19 de maio de 2009
por Jornal A Voz da Serra
Desfile marca os 191 anos da cidade
Desfile marca os 191 anos da cidade

As comemorações do 191º aniversário da cidade, ou “200-9”, como foi denominado devido à contagem regressiva para o bicentenário, foram marcadas pela inauguração do Caminho da Trova, na Praça do Suspiro, o encontro de artistas e cidadãos friburguenses no Parque Santa Elisa, celebrando a data junto ao monumento a Dom João VI, criador, por decreto real, de Nova Friburgo, com música, dança, apresentações de palhaços e declamação de poesias. As festividades também foram pontuadas pelo tradicional desfile cívico-comunitário, em que representações das diferentes forças de segurança do município se apresentaram, seguidas por escolas municipais, particulares e estaduais, além de projetos educacionais e as centenárias bandas Euterpe e Campesina.

Às 6h, as atividades tiveram início com toques de clarins e badaladas dos sinos, que se repetiram de hora a hora, por toda a cidade, interpretando o Hino de Nova Friburgo. A última das oito execuções aconteceu pouco antes do prefeito Heródoto Bento de Mello, o deputado estadual Rogério Cabral e o diretor do Sanatório Naval, capitão-de-fragata MD Nestor Francisco Miranda Júnior, hastearem, respectivamente, as bandeiras do Brasil, de Nova Friburgo e do estado do Rio ao som do Hino Nacional, executado por músicos da Campesina. A seguir, Heródoto e o diretor do Sanatório Naval, em veículo oficial, passaram as tropas em revista, dando início à parada cívica-militar, com a presença do Estado Maior, Sanatório Naval, Tiro de Guerra 01.010, 11º Batalhão da Polícia Militar, 6º Grupamento de Bombeiro Militar, Guarda Municipal e Banda Euterpe Friburguense.

Duas mil vozes ecoam na avenida

A Avenida Alberto Braune foi tomada por cerca de duas mil crianças das escolas da rede municipal, que formaram um coro gigantesco, cantando a música Cidade das Flores e o Hino de Nova Friburgo, em frente ao palanque oficial, onde o prefeito e autoridades assistiram as apresentações. A caravana de alunos, que recebeu o nome de Nova Friburgo é um parque, foi seguida por representações da Sociedade Pestalozzi, associações, colônias e alunos da Oficina Escola de Artes, que fizeram coreografias especiais durante o desfile, apresentando-se com pernas de pau.

Também participaram do desfile as escolas particulares Modelo, Santa Ignez, Miosótis, Nossa Senhora das Mercês, D. Pedro I e Nossa Senhora das Graças, além das estaduais Tuffy El-Jaick, Jamil El-Jaick, Canadá e Galdino do Valle Filho. A parada contou ainda com apresentação especial de veículos raros, pela Associação de Carros Antigos de Nova Friburgo.

Após o desfile, “que acabou cedo demais” na opinião do prefeito Heródoto, o grupo musical Tom sobre Tom entoou mais uma vez o hino da cidade, preparando a multidão que ainda enchia as arquibancadas para uma grande emoção, que viria a seguir, na Praça Dermeval Barbosa Moreira, onde ocorreu o concerto da Orquestra Sinfônica Jovem de Campos Mariuccia Iacovino.

Mais fotos em A Voz da Serra Digital

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade