Colunas
Atenção ao Cordoeira
Para pensar:
“Os anos só são muitos quando ainda não os vivemos”
Giancarlo Goya
Para refletir:
“A palavra é prata, o silêncio é ouro.”
Provérbio árabe
Atenção ao Cordoeira (1)
A coluna de hoje já havia reservado espaço para dar voz a algumas reivindicações vindas do Cordoeira, quando chegou a informação de que as fortes chuvas de segunda-feira, 29, haviam aberto uma verdadeira cratera na Rua Fernandes Ennes.
Inclusive, as fotos mostram que ao menos um carro ficou preso no local.
Aspas
Curiosamente a coluna iria falar sobre esta mesma via, a partir de depoimento enviado por morador da localidade.
"A Rua Fernandes Ennes foi muito afetada pelas chuvas de janeiro de 2011, e desde então continua a sofrer as consequências. Durante grande parte da via, ao lado direito de quem sobe, tanto a calçada quanto parte considerável da própria rua se perderam em escorregamento de terra. Como consequência, as pessoas têm sido obrigadas a andar pela rua, e os ônibus deixaram de circular."
Atenção ao Cordoeira (2)
Além do enorme transtorno causado pela carência de transporte coletivo, é importante dar a devida atenção aos riscos que o cenário nos apresenta.
Um engenheiro que prefere ter a identidade preservada informou ao colunista que uma obra de reforço e reconstrução é necessária, não apenas para recuperar a segurança e a plena funcionalidade da via, mas também para garantir que novas crateras ou novos deslizamentos não venham a ocorrer no futuro.
Atenção ao Cordoeira (3)
Cabe lembrar, por exemplo, que a Rua Fernandes Ennes representa a principal rota de acesso ao posto de saúde do bairro, e também ao Centro Municipal de Educação e Saúde Padre Rafael.
"É comum vermos pais circulando pelo que restou da rua empurrando carrinhos de bebê, bem próximos ao tráfego. A localidade necessita de atenção urgente por parte do poder público", acrescenta outro leitor.
Testemunho digital
Quem tiver curiosidade de comparar o estado atual da rua com o que ela costumava ser até janeiro de 2011 pode fazer isso com o auxílio da tecnologia.
As imagens disponíveis no Google Street View são anteriores à tragédia, e comprovam as perdas citadas pelos leitores.
Trânsito caótico
E já que estamos falando sobre o Cordoeira, segue mais uma reclamação recorrente.
"As aulas estão voltando, e com elas o caos habitual no trânsito da Rua General Argolo torna-se ainda mais acentuado. Os pais, de forma até compreensível, sentem que precisam esperar seus filhos em frente ao portão da escola, e assim a via de mão dupla fica restrita a uma pista, sempre espremida pela grande quantidade de veículos estacionados. Esta rua representa um nó para o acesso à comunidade, e sua condição precisa ser revista o quanto antes", argumentou outro morador da localidade.
Coaching voluntário
Dias atrás a coluna falou a respeito do portal de coaching voluntário que está sendo criado no Brasil, e que já conta com o suporte de Danielle Grativol, aqui de Nova Friburgo.
Alguns leitores, todavia, procuraram o Massimo em busca de mais informações.
Especialmente o endereço do portal, para que pudessem ter acesso ao conteúdo.
Quando e onde
Interessados podem tomar nota, portanto.
O portal estará disponível a partir de março, e poderá ser acessado no endereço: www.coachingvoluntario.com.br
Sem vergonha
A querida Uta Blunck Cortez chama atenção para o estado do banheiro feminino da Estação Livre.
"Vi na manhã de hoje (segunda-feira, 29) que faltam duas portas em boxes no banheiro feminino de nossa antiga rodoviária urbana. É obrigação de cada um de nós zelar pelo patrimônio público. Infelizmente as pessoas não têm respeito e não se dão conta de que ele pertence a todos nós."
O Massimo pede licença para assinar embaixo.
Resposta
A coluna de ontem, 30, não trouxe desafio, mas registra hoje a resposta certa enviada pela parceira Tânia Nicolau, a respeito do desafio do chalet do Country Clube, publicado em nossa edição de fim de semana.
Massimo
Massimo
Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário