O secretário estadual de Saúde, Luiz Antônio de Souza Teixeira, destacou nesta quinta-feira, 18, em entrevista ao Bom Dia Rio da TV Globo, que quem se vacinou no ano passado não precisa se vacinar outra vez e que não há necessidade de correr e enfrentar filas nos postos de saúde, porque há vacinas para toda a população.
Segundo ele, o Brasil segue a orientação da Organização Mundial de Saúde (OMS) de que a vacina contra a febre amarela é uma dose única que vale para a vida inteira.
Embora atualmente vários estados estejam aplicando a vacina fracionada – que precisa ser aplicada em duas doses –, Teixeira afirmou que a vacina aplicada no Estado do Rio é integral, ou seja, em dose única.
Segundo ele, repetir a dose pode ser até perigoso. “Essa pessoa que quer tomar vacina novamente está sendo exposta mais uma vez ao vírus da febre amarela e passa a ter as chances de desenvolver a doença, ao receber novamente uma carga viral. Então, é importante que as pessoas tenham consciência de que, se já foram imunizadas, não precisam se vacinar de novo”, disse Teixeira.
O secretário explicou ainda que, de acordo com a programação do Ministério da Saúde, somente a partir de 19 de fevereiro o Rio de Janeiro vai passar a aplicar a dose fracionada.
Deixe o seu comentário