Uso sustentável do solo é tema de atividade do Florestar & Cia.

segunda-feira, 18 de maio de 2009
por Jornal A Voz da Serra

Na semana em que foi comemorado o Dia da Terra em todo o mundo, o projeto Florestar & Cia. marcou a data com uma atividade relacionada ao uso sustentável do solo. Junto a alunos da Escola Estadual Eduardo Breder, em Campo do Coelho, onde o coordenador do projeto, Luiz Latour, ministrou palestra sobre o tema em questão, o grupo visitou uma propriedade rural em que a agricultura familiar utiliza os preceitos da sustentabilidade ambiental em suas produções agrícolas.

Recebidos pelo produtor rural Dacir Condack, os alunos foram apresentados a diversos aspectos presentes na lavoura do agricultor. Foi verificado, por exemplo, que Dacir se utiliza da curva de nível ao elaborar os seus canteiros para a implantação de cultura e o tratamento dado à questão do uso e correção adequados do solo. Constatou-se também que o agricultor adquiriu uma estufa para a cultura de morangos, na intenção de proteger os mesmos de pragas, mantendo a produção limpa ao se diminuir a necessidade de defensivos agrícolas para zero, neste caso em particular, onde são usados defensivos e estimulantes minerais e vegetais naturais.

Além disso, a mesma lavoura conta com um sistema de irrigação por gotejamento, fato que colaborou na redução em 80% do uso da água, dando condições para que, mesmo em épocas de estiagem, a produção continuasse por todo o ano. Os alunos receberam de Dacir orientações sobre a importância de se buscar informações e técnicas necessárias para se alcançar produtividade e viabilidade econômica enquanto se preservam os recursos naturais da propriedade.

A visita à propriedade de Dacir Condack foi encerrada com um farto lanche, à campanhe, numa alusão às comemorações da França no Brasil. Uma mesa decorada com frutos e produtos vindos do meio rural foi posta para os alunos, lembrando-os da importância de manter, dar condições e difundir as questões de práticas sustentáveis e ambientais na sociedade.

O Florestar e Cia. existe há dez anos, tem apoio de A Voz da Serra e pode ser contatado através do telefone 2525-8970. Mais informações no site www.projetoflorestarecia.com.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade