Colunas
Acordes no ar
Fábula
Euterpe (a que dá júbilo) era a musa da poesia lírica e tinha por símbolo a flauta, sua invenção. Aparece coroada de flores, tocando o instrumento de sua invenção. Ao seu lado estão papéis de música, oboés e outros instrumentos. (Dicionário da Fábula – Ed. Garnier – Paris)
Linha do Tempo
“Uma festa imodesta como esta
Vamos homenagear
Todo aquele que nos empresta sua festa
Construindo coisas pra se cantar
Tudo aquilo que o malandro pronuncia
E o otário silencia
Toda festa que se dá ou não se dá
Passa pela fresta da cesta e resta a vida
Acima do coração
Que sofre com razão
A razão que volta do coração
E acima da razão a rima
E acima da rima a nota da canção
Bemol natural sustenida no ar
Viva aquele que se presta a esta ocupação
Salve o compositor popular”
(Chico Buarque – Festa imodesta)
Acordes no ar
Quem nunca se emocionou com uma canção? Quem nunca relembrou algum momento da sua história ao ouvir uma letra de música ou ao ouvir uma melodia especial?
As músicas provocam em nós sensações das mais variadas, emocionam, fazem sentir saudades, agitam e divertem. Mas quem será que escreveu “aquela” música?
Nem sempre sabemos de onde veio tanta inspiração e muitas vezes atribuímos o mérito ao intérprete da canção, ou seja, a quem apenas canta a música de que gostamos.
O trabalho do compositor é silencioso. Tal como um poeta, o compositor encaixa as palavras dando uma sonoridade a elas, uma poesia que revela idéias e
sentimentos, muitas vezes particulares, pois partem das suas vivências e anseios, e que atingem o público, provocando emoções e inspirando atitudes.
Origem da data
O Dia Mundial do Compositor, 15 de janeiro, surgiu no México. A origem dessa data decorreu em comemoração à fundação da Sociedade de Autores e Compositores do México (SACM), em 1945. No entanto, esta data somente foi oficialmente celebrada no mundo a partir de 1983.
O Compositor Brasileiro
O Brasil é um país muito rico em bons compositores e música de qualidade. É o que se presencia em movimentos como a bossa nova e a MPB.
Para homenagear os gênios da música nacional, no Brasil se comemora o Dia do Compositor Brasileiro em 7 de outubro.
Muitos nomes ficaram para a história da cultura musical nacional.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário