Reinaldo Rocha
Duas Barras literalmente foi tomada por um clima de forte emoção e alegria ao comemorar os 118 anos de emancipação político-administrativa, tendo como ponto alto o desfile cívico coordenado pela Secretaria de Educação, sob o comando do secretário Ailton Táboas, que juntamente com sua equipe demonstrou organização e competência. O desfile, que teve como homenageado o bibarrense ilustre Martinho da Vila, que escolheu Duas Barras para lançar seu filme-documentário Filosofia de vida - o pequeno burguês, contou este ano com a participação especial do Exército Brasileiro, que enviou uma guarnição de 25 homens do Batalhão de Guardas de São Cristóvão, sob o comando do tenente Costa Pereira e do 3º sargento Ignácio. Os soldados C. Oliveira, com seu cão Logan, e Bonfim, com o cão K 9, do Grupamento de Operações de Cães do batalhão, deram um toque diferente ao desfile, encantando os presentes, em especial a garotada.
O evento cívico teve a presença de grande número de populares e a participação especial do ex-combatente da Segunda Guerra Mundial, o bibarrense Adail Lima de Souza, da Força Expedicionária Brasileira (FEB 1942-1945), que abriu o desfile marchando à frente do destacamento do Exército Brasileiro. Participaram ainda escolas do estado, particulares e diversas entidades da sociedade civil organizada.
Como não poderia ser diferente, Martinho da Vila fez questão de acompanhar tudo de perto e com bastante atenção, no palanque especialmente preparado para ele e demais autoridades, ao lado do prefeito Antônio Carlos e a primeira-dama Sônia Amélia, anfitriões da festa, juntamente com o vice-prefeito Marco Serpa Alves (o Kinka), a esposa Amanda de Castro, vereadores, secretários e assessores do governo municipal e demais autoridades e personalidades do município.
Logo após a abertura do desfile pelo Exército, Martinho da Vila teve a oportunidade única de ver sua vida sendo repassada como num filme, quando centenas de alunos e delegações desfilaram resgatando flashes dos principais momentos da vida do homenageado, momentos esses, marcados pela distância de sua terra natal, pela dor do preconceito racial, pelas alegrias e tristezas de uma vida difícil e pobre, pelo tempo que passou servindo ao Exército, pela busca do sonho de ser cantor e compositor, de construir uma família e ser feliz e, finalmente, pelo mundo mágico do sucesso nacional e internacional, que possibilitou realizar sonhos, retomar suas raízes e voltar seu olhar à terra natal, com a construção do Instituto Martinho da Vila. Tudo isso aconteceu, como diria o cantor em um de seus sucessos, no ritmo cadenciado da vida, que vai e vem ao sabor das ondas do mar, que teima em esculpir a rocha “devagar, devagarinho” (...).
Pouco antes de fechar o desfile com a apresentação de algumas habilidades dos cães do Exército, um momento único, mas que para muitos passou despercebido, foi quando o secretário de Educação, Ailton Táboas, desceu do palanque das autoridades para aplaudir sua equipe de trabalho, que o ajudou a organizar todo o desfile e, de mãos dadas, encerraram a solenidade. Foi uma demonstração pública de que a equipe da secretaria está unida, conforme confirmou o próprio secretário. “O resultado do desfile que encantou Martinho da Vila e toda a comunidade foi fruto de um trabalho de equipe que consumiu horas de reuniões, discussões e debates, para que pudéssemos apresentá-lo no dia de hoje atendendo a uma solicitação do prefeito Antônio Carlos. Concordamos, discordamos, traçamos planos, com o único objetivo de homenagear nossa cidade e o nosso querido conterrâneo e, por sua emoção e reação positiva, parece que atingimos nossos objetivos. Os aplausos para a equipe da secretaria foi a forma que encontrei de expressar minha gratidão, que se estende a todos aqueles que se envolveram nesse desafio cívico”, disse.
“Nossa ideia era homenagear este ano Martinho da Vila e foi esse o pedido que fiz à Secretaria de Educação, que ficou responsável pela organização do evento. Pela alegria que observamos no próprio homenageado parece que obtivemos êxito, pois ele confirmou que estava feliz com a iniciativa da Prefeitura. Agradeço a todos que se envolveram nesta homenagem, em especial a nossa equipe de governo”, afirmou o prefeito.
Terminado o desfile, Martinho da Vila declarou, emocionado: “Foi emocionante, principalmente o momento em que desfilaram com a foto da minha saudosa mãe e da casa onde nasci. Fiquei impressionado com a organização das escolas e o trabalho que deu para organizar tudo isso, a beleza dos banners e o entusiasmo do grande número de crianças. Foi uma representação teatral que não vai sair da minha mente nunca”.
Deixe o seu comentário