Os fortes temporais que atingiram Nova Friburgo nesta quarta, 26, e quinta-feira, 27, causaram quatro deslizamentos de terra, alagamentos em diversos pontos da cidade e deixaram duas famílias desalojadas, totalizando sete ocorrências. Apesar dos transtornos, ninguém ficou ferido.
De acordo com a Defesa Civil municipal, no início da tarde desta quinta houve deslizamentos na Rua Ricardo dos Santos, em São Geraldo, e no distrito de Conselheiro Paulino, nas localidades de São Jorge, e na Rua Vinicius de Morais, no Jardinlândia, onde uma tubulação estourou e provocou a queda de uma barreira. Também em Conselheiro, o rio transbordou e alagou a Rua Sebastião Pereira da Silva.
Na tarde de quarta-feira, um temporal deixou alagados trechos do Condomínio Terra Nova, construído pelo governo do estado para desabrigados da tragédia de 2011, como antecipou o site de A VOZ DA SERRA. Também houve um deslizamento de terra que derrubou um muro na Rua Joaquim Pereira Bispo, no distrito de Conselheiro Paulino, deixando a via parcialmente interditada (foto acima). De acordo com a Defesa Civil, nenhuma imóvel foi atingido.
Um dos locais mais atingidos pelo temporal da quarta-feira foi a localidade de Prainha, em Conquista (foto acima). Segundo informações do subtenente da Defesa Civil, Gomes Ribeiro da Conceição, o rio transbordou, atingiu residências e deixou duas famílias desalojadas. De acordo com ele, os imóveis, no entanto, não foram interditados. Em nota divulgada na tarde de ontem, a prefeitura informou que a Secretaria de Assistência Social está acompanhando as famílias vítimas dos temporais. A Cruz Vermelha esteve no local na manhã de ontem, distribuindo cestas básicas e outros itens de primeira necessidade aos afetados.
Também por conta dos riscos de chuvas fortes e moderada para os próximos dias, a Defesa Civil anunciou que o município está novamente em estado de atenção. Este estado é o segundo nível em uma escala que vai até quatro e indica a possibilidade de chuva moderada ou ocasionalmente forte, nas próximas horas. Há ainda os estágios de normalidade, alerta (registro de chuvas intensas) e alerta máximo (crítico – continuação da chuva). O órgão está de prontidão 24h por dia, através do telefone 199. A foto abaixo mostra imagem do radar meteorológico captada no início da tarde desta quinta, mostrando forte precispitação (em vermelho) sobre Nova Friburgo.
De acordo com todas as previsões meteorológicas, o tempo deve continuar instável, com chuvas intercaladas com períodos nublados e até ensolarados, pelos próximos dias. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), nesta sexta-feira, 29, o tempo também deve permanecer fechado com pancadas de chuva. Os termômetros ficarão entre 18 e 21 graus. No sábado e domingo, véspera de réveillon, a previsão também é de temporais e as temperaturas variam entre 17 e 21 graus. O tempo só deve melhorar no primeiro fim de semana de 2018.
Alagamentos
No último dia 16 um temporal deixou a Avenida Alberto Braune e as ruas Farinha Filho, Sete de Setembro e aquelas no entorno da Praça Getúlio Vargas, todas no Centro, alagadas. Raios e fortes rajadas de vento também assustaram os friburguenses.
Deixe o seu comentário