Colunas
Ler A VOZ DA SERRA vicia... Acenda essa ideia!
Embarcar no Caderno Z é a certeza de uma viagem bem sucedida. Ainda mais quando o roteiro determina – “Vontade de fumar? Apague essa ideia”. Parece fácil excluir o hábito traiçoeiro que, muitas vezes, começou de brincadeira. Da distração para o vício é um pulo e perde-se o controle. A doutora Carla Moura orienta que há várias ações de combate ao fumo em diversas unidades do Sistema Único de Saúde. “Nós trabalhamos essa motivação na pessoa para que ela consiga se manter livre do cigarro”.
Os depoimentos dos vitoriosos na luta contra o tabagismo são animadores. Gilmar Moraes de Almeida se policia, dizendo: “Só hoje eu não irei fumar. Amanhã é outro dia”. David Pinho alerta que a vontade vem forte, mas a resistência compensa – “O resultado de minha decisão refletiu muito na minha saúde e de maneira positiva”. A questão do fumo é bem complexa, por isso mesmo Victor de Oliveira considera que a tomada de consciência é o ponto de partida, pois é preciso “empoderar o sujeito para retomar o controle de sua vida”. Sendo o cigarro “um sério problema de saúde” a página de Impressões é um convite imperdível para abandonar o vício de uma vez por todas.
O professor Márcio Madeira, na série “Transporte infantil”, comenta sobre pontos da legislação, suas “exceções e lapsos”, que cobra rigidez em alguns itens e folga em outros. De qualquer forma, “o mais importante é proteger nossas crianças, e para isso nada melhor do que o bom senso”. Saindo do “Z”, deixamos um abraço para Ricardo Lengruber que dissertou “sobre a morte” num texto exemplar, de onde tiramos a máxima: “Morrer é uma tarefa que se constrói vivendo”.
“Do rural ao residencial”, a reportagem sobre o bairro Cascatinha nos dá uma visão perfeita de que a cidade se expande. Pela foto de vista parcial e nos depoimentos de alguns moradores, bem se vê que o bairro, além de aprazível pela natureza, oferece conforto e comodidade, atendendo as demandas de sua população.
David Massena nos trouxe notícias do querido Benito di Paula, que ficou irritado com o uso indevido de sua música por um deputado que cantou “Tudo está no seu lugar...”, no final da segunda votação. Teria sido mais oportuno cantar: “Nação traída foi reprimida em seu sonhar...”. Em “Massimo”, uma frase: “Aqueles que não fazem nada estão sempre dispostos a criticar os que fazem algo.” Conhece alguém assim?
Guilherme Alt nos apresenta uma produtiva conversa com as psicólogas Fernanda Duarte, Helena Jacone e Yasmin Cunha. Às vezes, muito relacionamento virtual pode ser sinal de “vazio” nas convivências reais. Vale emoldurar a matéria para reler e aprender mais sobre o tema. Que maravilha o estúdio Gabriel Ventura Braga! E pensar que aos 72 anos, o jornal A VOZ DA SERRA está cada vez mais atual, mais abrangente e conectado ao mundo. Parabéns! Laercio Ventura está orgulhoso!
Enquanto o Clube do Trem continua a todo vapor, percorrendo os caminhos ferroviários para um possível retorno turístico da “Maria Fumaça”, em “Há 50 Anos”, havia grande desconforto não só pela retirada da velha máquina da praça, mas, em especial, pela retirada também dos trilhos da Leopoldina. Agora é trabalho dobrado.
Uma semana depois da Flinf, a Festa Literária de Nova Friburgo, as emoções continuam nos ares e Zuenir Ventura definiu bem a programação: “O que realmente me impressionou foi a atividade cultural...”. Na verdade, houve tempo e espaço para tudo e para todos!
O Editorial, sob o título “Novas oportunidades”, logo na primeira frase, acertou em cheio: “Os idosos não param de trabalhar...”. Nessa eu me incluo! Também pudera! É preciso ser criativo, para “suprir a falta de dinheiro frente a crise econômica do pais”. E os empregos temporários de fim de ano estão aí, dando chance, independente da idade, para muita gente tirar uma graninha extra e acertar a vida. É melhor prevenir porque Papai Noel já deu o que tinha que dar. Tomara que eu esteja enganada e o Bom Velhinho venha, como nos velhos tempos, cheinho de esperanças!
Elizabeth Souza Cruz
Surpresas de Viagem
A jornalista-poeta-escritora-trovadora-caçadora de cometas Elisabeth Sousa Cruz divide com os leitores, todas as terças, suas impressões a bordo do que ela carinhosamente chama de “Estação Caderno Light”, na coluna Surpresas de Viagem.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário