Colunas
Ano friburguense
Para pensar:
“Quem comete uma injustiça é sempre mais infeliz que o injustiçado.”
Platão
Para refletir:
“O importante não é vencer todos os dias, mas lutar sempre.”
Waldemar Valle Martins
Ano friburguense
Se, sob diversos aspectos, o ano de 2018 se anuncia sombrio, com a perspectiva de crise mantida na esfera estadual e de eleições forte e desavergonhadamente influenciadas por medos, mentiras e difamações, ao menos em Nova Friburgo o ano promete ser de muito destaque, reforçado agora pela lei que declara 2018 como o ano de Nova Friburgo, sancionada na última quarta-feira, 1º de novembro, pelo governador Pezão.
Não foi coincidência
A data da sanção, é claro, tem tudo a ver com a audiência que o autor da lei, deputado Wanderson Nogueira, teve com o governador no dia anterior, com a finalidade principal de alertar o Palácio Guanabara sobre a urgência de dar a devida atenção ao Hospital de Oncologia da Região Serrana, antes que os recursos sejam devolvidos a Brasília.
É preciso aproveitar
Todos os detalhes sobre os significados da nova legislação podem ser conferidos em matéria que A VOZ DA SERRA publica nesta edição.
O Massimo, portanto, acrescenta apenas que, agora, a cidade - governo e sociedade civil - não pode desperdiçar o momento.
É hora de pensar grande, sonhar alto, e começar a explorar, de forma sustentável e responsável, o enorme potencial que esta cidade tem para se tornar um ponto de interesse obrigatório a qualquer um que visite o Rio de Janeiro.
Privilégio (1)
Não restam dúvidas de que o sucesso de nosso desafio fotográfico junto aos leitores tem relação direta com o talento e a generosidade da fotógrafa Regina Lo Bianco, que tantas vezes nos presenteia com fragmentos e detalhes perdidos na riqueza visual de nossa cidade.
Privilégio (2)
É com enorme alegria, portanto, que o Massimo informa aos leitores que no próximo dia 7, às 18h, o Espaço Cultural Acianf (Av. Alberto Braune, nº111) receberá a exposição “Um Novo Olhar Sobre os Jardins de Glaziou”.
Dada a competência da autora e a beleza do tema escolhido, o resultado só pode ser um espetáculo.
Um privilégio para ser curtido e dividido com amigos e parentes.
Exportando
E já que falamos em talento friburguense, começa hoje a curta temporada do precioso “78 Musical” no sagrado palco do Teatro João Caetano, no Rio de Janeiro.
A coluna dá os parabéns a todos os envolvidos pelo merecido reconhecimento, e deseja que as portas continuem a se abrir a esta peça que nos enche de orgulho.
Registro importante
O ex-vereador Cláudio Damião informa ao colunista que protocolou uma proposta endereçada ao prefeito Renato Bravo para a criação do Conselho Municipal de Proteção e Bem-Estar Animal (Combem).
Insistindo
Proposta semelhante já havia sido encaminhada em 2015 ao então prefeito Rogério Cabral, nascida a partir da contribuição dos protetores locais independentes e representando Instituições, além de OAB, Bombeiros, associações de moradores, Cobea e a Subsecretaria de Pesquisa e Planejamento Urbano de Nova Friburgo.
No entanto, apesar da participação da própria Prefeitura, o projeto não foi enviado para votação.
Resta ver se agora vai...
Aspas
“É importante que a causa da proteção e bem-estar animal entre na pauta da Prefeitura, pois trata-se de uma questão de saúde pública. Bom lembrar que na gestão passada, a Subea realizava castrações gratuitas. Atualmente, este trabalho foi interrompido. São 10 meses sem que nenhuma castração tenha sido realizada, o que vem causando a ampliação dos casos de animais abandonados pela cidade”, argumenta Cláudio Damião.
Previsão orçamentária
Ainda segundo Cláudio Damião, “o Conselho Municipal poderá ser um importante espaço para a construção de políticas de bem-estar animal. Mas, para isso, é necessária a destinação de verbas no orçamento de 2018”.
Por isso, na terça-feira o ex-vereador protocolou uma proposta de emenda aos vereadores membros da Comissão de Proteção e Bem-Estar Animal da Câmara para que incluam verbas para a política de castração pela Prefeitura, via Subea.
Sem medo de sonhar
O parceiro Eduardo Jácome – homem que, como o Massimo, gosta de projetos ousados – foi o primeiro a enviar retorno a respeito da possibilidade de um teleférico que leve ao Caledônia, apoiando a ideia.
Da mesma forma, o colunista reafirma seu apoio ao projeto de Jácome para aproveitar as instalações da Fundação Getúlio Vargas para a criação de um centro esportivo de alto rendimento.
Resposta
Com atraso, a coluna registra a resposta correta enviada pela querida Rosemarie Künzel para a fachada recentemente restaurada na Praça Getúlio Vargas.
A resposta havia sido enviada após o fechamento da coluna seguinte e o Massimo, distraído, se esqueceu de conferir se havia mais alguém a creditar.
Fica o agradecimento e o pedido de desculpas, portanto.
Pergunta
A pergunta de hoje é para os craques.
O parceiro Stênio de Oliveira Soares é quem envia esta foto, que mostra um pequeno detalhe de um ponto muito especial de nossa cidade.
E aí, os amigos são observadores o bastante para saberem onde fica?
Abraço, e boa sorte a todos.
Massimo
Massimo
Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário