Campesina Friburguense se apresenta neste sábado em mais um Banda na Praça

segunda-feira, 11 de maio de 2009
por Jornal A Voz da Serra

(SECOM) - A Sociedade Musical Beneficente Campesina Friburguense participa neste sábado, 9, de mais uma edição do projeto Banda na Praça. O concerto será realizado às 18h, excepcionalmente na área próxima ao coreto da Praça Getúlio Vargas, e acontecerá em sequência às atividades do projeto Cinco e Meia, que também tem entre seus objetivos valorizar artistas locais e comemorar o mês de aniversário da cidade.

O Banda na Praça, que acontece normalmente na Praça Dermeval Barbosa Moreira, foi transferido para a Getúlio Vargas em virtude da Caravana da Ciência (carreta da Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro), que está instalada no local, onde permanece até a manhã deste sábado. Com isso não será possível a montagem das estruturas para apresentação da banda com a antecedência que o trabalho exige.

O projeto Banda na Praça é uma iniciativa da Prefeitura de Nova Friburgo, através da Secretaria de Cultura, com a intenção de resgatar e valorizar as músicas interpretadas por instituições como as mais do que centenárias bandas de músicas locais Campesina e Euterpe, que se apresentam alternadamente a cada segundo e último sábado de cada mês.

Repertório

Sob a regência do maestro Marcus Almeida, a Campesina terá o seguinte repertório: Hino de Nova Friburgo (letra do poeta Franklin Coutinho e música do maestro Sérvio Lago); Passeio Trágico e Batuquinho (ambas de Joaquim Antônio Naegle); Aqueles Olhos Verdes (Ray Conniff); Brazilian Festival (de Antonio Carlos Jobim, Vinícius de Moraes e Newton Mendonça, com arranjo de Howard Cable); Hello Dolly (de Jerry Herman, com arranjo de Willi Loffer); Bhoemia Rhapsody (de Freddie Mercury e arranjo de John Moss); além de Maracatu do Chico Rei (Francisco Mignone); Novena (James Swearingen) e Parabéns (autor desconhecido).

Criado pela Lei Municipal 3.703, tendo como objetivos o resgate e valorização da música e o fortalecimento de ambas as instituições musicais - Euterpe e Campesina -, que recebem anualmente R$ 60 mil do poder público, o projeto cultural contempla, além das apresentações em praça pública, a contrapartida destas instituições em bolsas de estudos para a comunidade, em suas respectivas escolas de música. Os interessados nos cursos devem se informar na Secretaria Municipal de Cultura, na Praça Getúlio Vargas 89 (antigo Fórum) ou pelo telefone 2522-9966.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade