Desde a última segunda-feira, 4 de maio, a Autarquia Municipal de Trânsito de Nova Friburgo (Autran) está cadastrando escolas interessadas em participar do projeto Minicidade do Trânsito, desenvolvido pelo 11° Batalhão de Polícia Militar, em parceria com a autarquia e com a Concessionária Rota 116. Em terreno que funciona na sede do batalhão, existe um ambiente simulado de trânsito, com as sinalizações adequadas, para que crianças entre seis e 10 anos possam aprender as principais regras de trânsito e medidas de segurança para evitar acidentes.
A aprendizagem acontece através de atividades recreativas em que as próprias crianças, orientadas por agentes de trânsito da Autran e policiais militares preparados para o treinamento, assumem os papéis de motoristas e também de pedestres, em simulações de situações rotineiras nas ruas da cidade. Isso tudo com a utilização de bicicletas, triciclos infantis e outros brinquedos. Os visitantes assistem a uma palestra sobre as principais regras de trânsito e, em seguida, são levados à minicidade para a atividade prática. O passeio termina com um lanche oferecido pelo 11° BPM e com a entrega de uma carteira de bom motorista a cada criança.
Comandante da Força-tarefa de Ordem Urbana e superintendente da Autran, o coronel Hudson de Aguiar Miranda afirmou que o projeto da minicidade é um exemplo a ser seguido e implantado em todos os municípios do país. Ele destacou a importância de que a conscientização para as regras de trânsito seja captada pelas crianças ainda pequenas, para que, no médio prazo, seja possível uma mudança total de comportamento nos jovens, hoje, as maiores vítimas fatais da violência no trânsito, em especial aqueles que insistem em cometer imprudências acreditando que estarão imunes a qualquer ocorrência.
As crianças como agentes da educação no trânsito
“Temos que cuidar de nossas crianças, que são nosso maior tesouro, para que elas saibam o quanto o trânsito pode ser perigoso. E para que cresçam com a noção exata da responsabilidade de quem está atrás de um volante. Além disso, sempre ouvimos relatos de pais que, constantemente, são repreendidos pelos filhos ainda pequenos. Isso só nos faz ter certeza da importância de que elas conheçam bem - e respeitem - as leis de trânsito”, explicou. O coronel Hudson disse ainda que a minicidade é um projeto fundamental, que favorece uma maior divulgação das noções de respeito ao pedestre e às regras viárias.
Responsável por implantar toda a infraestrutura do projeto, a Concessionária Rota 116 aposta em campanhas educativas para diminuir o índice de acidentes na Rodovia RJ 116, que está sob sua responsabilidade. “Desenvolvemos uma série de iniciativas como palestras e distribuição de panfletos de conscientização para os motoristas que circulam pela rodovia e ampliamos esse trabalho através da minicidade do trânsito, pois acreditamos que a criança é o melhor meio de conscientização dos motoristas. Ao aprenderem as regras de trânsito eles podem influenciar positivamente seus pais a respeitarem normas simples como parar na faixa de travessia dos pedestres, respeitarem a sinalização de trânsito e não estacionar o veículo nas calçadas”, por exemplo, afirma David Augusto Barbosa, superintendente da Concessionária Rota 116.
Excessivo número de acidentes
O projeto da Minicidade de Trânsito foi desenvolvido pelo comando do 11° Batalhão de Polícia Militar, devido ao excessivo número de acidentes de trânsito ocorridos em Nova Friburgo, muitos deles tendo jovens como vítimas fatais. O comandante do batalhão, tenente-coronel Robson Santos, revelou que o principal objetivo é reduzir a exposição ao risco, em especial na faixa etária entre seis e 10 anos, com noções teóricas e práticas das regras de trânsito.
O comandante explicou ainda que a participação da Polícia Militar, da Autran e da Concessionária Rota 116 está voltada para a ação social comunitária, tentando evitar o alto número de acidentes de tráfego na região. “É uma forma preventiva e educativa que atinge também aos familiares adultos, vizinhos, amigos, e acaba envolvendo todos na campanha”, destacou.
As escolas interessadas em levar os alunos para conhecer a minicidade devem enviar um ofício à Autran (Rua Vicente Sobrinho 80, Olaria), informando o nome das crianças e faixa etária. Os passeios serão agendados de segunda a quarta-feira, sob a supervisão da Autran, e a visita ocorrerá no horário entre 14h e 15h30min. Cada grupo deverá ter 15 crianças. O 11° Batalhão de Polícia Militar também faz inscrições, através do Departamento de Relações Públicas, pelo telefone 2523-7263.
Deixe o seu comentário