A Câmara Municipal de Nova Friburgo promoveu na noite da última terça-feira, 5, uma sessão solene em homenagem aos 30 anos de fundação da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Nova Friburgo - a Apae Nova Friburgo. A concorrida solenidade reuniu diretores e funcionários da instituição além de alguns alunos e seus pais. Representantes de vários setores do município também prestigiaram a sessão que lotou o plenário da Câmara numa prova da importância da Apae não só no município como em todo o estado.
Os projetos desenvolvidos pela instituição ao longo de seus 30 anos de existência foram tema de uma apresentação feita pelo coordenador de Comunicação, Flávio Mello Pacheco. Durante cerca de 30 minutos ele falou sobre a trajetória da Apae-Nova Friburgo, fundada em 6 de maio de maio de 1979 por sua mãe, Maria das Dores Mello Pacheco. “Apresentei em slide a trajetória da instituição, as dificuldades, desafios e conquistas obtidas nestas 3 décadas. Fiz questão de destacar a união da equipe, diretores e o apoio dos empresários, políticos, população e, sobretudo, a força e a coragem de Dorinha para conduzir a instituição depois de tantas adversidades em sua trajetória”, disse Flávio.
Segundo ele, o ponto alto da sessão foi a homenagem a seu irmão Rafael Mello Pacheco - paralisado cerebral severo e primeiro aluno da Apae Nova Friburgo. Trajando terno e sentado ao lado do presidente da Câmara, Sérgio Xavier, Rafael foi aplaudido de pé pelas autoridades e convidados presentes à sessão. “Foi sem dúvida o momento mais emocionante. O vereador simbolizando a vitória dos deficientes físicos que podem ocupar espaços importantes na sociedade desde que tenham oportunidade e força de vontade para superar as limitações. Já Rafael simbolizava as pessoas com deficiência intelectual severa que, em função de suas múltiplas limitações, principalmente a dificuldade de se comunicar, jamais poderão se inserir no mercado de trabalho, mas nem por isso devem ser esquecidos pelo poder público”, observou Flávio.
Outro momento de emoção da noite foi a participação do aluno João Gabriel, que encantou a todos interpretando a música “Amigos”, de Roberto Carlos. Destaque também para os discursos dos vereadores que se pronunciaram sobre os relevantes serviços prestados pela instituição ao município e a tornaram referência em todo o estado. O vereador Edson Flávio solicitou ao final que todos fizessem uma oração de agradecimento a Deus pelas conquistas obtidas.
No encerramento da sessão, o presidente da Câmara recebeu das mãos de Rafael uma bandeira da Apae em reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelo legislativo. Já Rafael recebeu da equipe da Apae uma bandeira do Brasil simbolizando a garantia dos direitos constitucionais para todos os cidadãos brasileiros, independente de sua condição física ou mental. “Rafael, que nunca andou e falou, foi o principal responsável pela existência da Apae, fundada em razão dele mas que nestes 30 anos propiciou a milhares de pessoas que passaram pela instituição a possibilidade de se reabilitarem e serem incluídos na sociedade”, concluiu Flávio.
Deixe o seu comentário