Festival estudantil de poesias tem como tema discriminação

sexta-feira, 08 de maio de 2009
por Jornal A Voz da Serra

Discriminação é o tema escolhido para levar às salas de aula das mais de 200 escolas inscritas para a quinta edição do Festival Estudantil de Poesias de Nova Friburgo, que volta a ser realizado após oito anos. A participação é aberta a alunos de escolas públicas e particulares do ensino fundamental, entre 8 e 16 anos.

O organizador do festival, Rômulo Siqueira, ressalta que mais do que apenas estimular os jovens a escrever, o festival, que tem como slogan Somos iguais na diferença, se propõe a ser uma força motriz para a reflexão crítica acerca do tema, levantando discussões entre os alunos. Assim, diferentes formas de discriminação poderão ser avaliadas pelos participantes, englobando aspectos distintos, tais como discriminação racial, social, religiosa, de gênero, por orientação sexual e as demais formas de intolerância presentes nas relações sociais.

“Este tema é relevante para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, respeitando a diversidade humana”, lembrou Rômulo, que já começou uma série de visitas às escolas da cidade, com o propósito de sensibilizar professores de língua portuguesa e literatura, além dos dirigentes dos estabelecimentos, sobre a importância de estimular a redação e a criação de poemas pelos alunos.

Também é sugerido às escolas que promovam concursos internos, a fim de pré-selecionar as melhores poesias, enviando-as à organização do festival. Rômulo avisa ainda que haverá premiação para a escola que fizer a melhor divulgação interna do festival, motivando o maior número de alunos para o concurso.

As escolas que ainda não se inscreveram podem entrar em contato com a comissão organizadora, formada por Rômulo (9858-0333), Débora Spezanes (9855-3942) e Sandra Castro (988-7099). O 5º Festival Estudantil de Poesias de Nova Friburgo é realizado em parceria com a Sociedade Musical Euterpe Lumiarense e Prefeitura de Nova Friburgo, além de contar com apoio das secretarias municipais de Cultura, Educação, Comunicação e Assistência Social, Coordenadoria do Estado de Educação e A VOZ DA SERRA, que premiará os cinco primeiros lugares com assinaturas do jornal.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade