Friburgo conquista 6 medalhas na etapa estadual da Olimpíada do Conhecimento

Só de ouro foram três no maior torneio de educação profissional da América Latina
segunda-feira, 09 de outubro de 2017
por Jornal A Voz da Serra
No pódio de Tecnologia da Moda as três campeãs de Friburgo ao lado da gerente SENAI SESI, Kátia Polo, a diretora de educação Andrea Marinho e a professora Aldy Carrilho (Foto: Divulgação)
No pódio de Tecnologia da Moda as três campeãs de Friburgo ao lado da gerente SENAI SESI, Kátia Polo, a diretora de educação Andrea Marinho e a professora Aldy Carrilho (Foto: Divulgação)

Só de ouro, foram três as medalhas conquistadas por três alunos do Senai Nova Friburgo, na etapa estadual da Olimpíada do Conhecimento 2017, o maior torneio de educação profissional da América Latina. Em todo o estado, 72 estudantes foram premiados, sendo que Friburgo teve seis medalhistas nesta fase da competição. A premiação foi na sede da Firjan, no Rio, na quinta-feira, 5.

Além das três medalhas de ouro, mais duas de prata e uma de bronze, dois competidores ainda podem chegar às fases nacionais e internacionais do torneio. Segundo Eduardo Eugênio Gouvêa Vieira, presidente do Sistema Firjan, o ponto principal do evento é contribuir para a formação profissional dos estudantes.

“Por meio da educação, podemos mudar uma comunidade, um estado e um país. Estamos fazendo o possível para universalizar o acesso ao conhecimento, ajudando no aprimoramento contínuo de nossos alunos”, afirmou.

Os premiados friburguenses são: Hélter Coelho da Rocha, ouro na categoria Tornearia CNC; Nataliane Procópio e Joyce Paulo André, ouro e prata em Confecção de Roupas, respectivamente; e Cecília Pinto de Souza, Ingrid Hottz e Thais Lopes Morete, respectivamente ouro, prata e bronze em Tecnologia da Moda.

Campeão em Tornearia, Hélter, 17 anos, está fazendo seu primeiro curso no Senai. Para o jovem, participar e vencer a competição trouxe mais empolgação para os estudos. “Agora vou me dedicar e buscar uma carreira na universidade. Esse é apenas o começo”, afirmou.

Para o coordenador de Educação Profissional (Centro), Gil Mairon da Silva, a premiação demonstra a qualidade da escola na formação de um profissional essencial para o desenvolvimento da indústria metalomecânica na região.

Milena Cariello, coordenadora de Educação Profissional no Senai Espaço da Moda, reitera a relevância da conquista, já que outra vocação friburguense é a indústria da moda.

“A Olimpíada é um instrumento que mede o aluno, mas também a escola. Esse resultado mostra que o Espaço da Moda consegue mostrar na prática a performance do aluno, que está sendo capacitado para o mercado”, explicou.

Fase estadual

O objetivo da Olimpíada é descobrir talentos e formar profissionais em nível de excelência. O torneio é também um instrumento de avaliação constante das ações educativas do Senai, cujo objetivo é atender as necessidades de mão de obra qualificada da indústria.

No total, 560 alunos de 28 unidades da entidade, no estado do Rio, competiram na etapa escolar, dos quais 172 participaram na etapa estadual. Os dois primeiros colocados em 16 modalidades poderão, conforme critérios do regulamento, participar de treinamento para competir na etapa nacional, em que precisarão manter notas mínimas em simulados para definição dos representantes do Senai Rio.

Também como parte do torneio, foram feitas avaliações práticas de oito cursos técnicos, definidas estrategicamente de acordo com o mercado de trabalho do Rio de Janeiro, processo alinhado ao Saep (Sistema de Avaliação de Educação Profissional), que mede a qualidade de ensino do Senai em todo país.

Segundo Edson Melo, gerente de Educação Profissional da entidade, a etapa estadual foi um sucesso, por conter diversos aspectos novos, como a inclusão de novas ocupações e a avaliação técnica dos cursos:

“Agora, vamos analisar os resultados para pôr em prática aperfeiçoamentos no nosso ensino e ter resultados ainda melhores na próxima fase”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Educação
Publicidade