Chega ao município tubulação para estações de tratamento de esgoto

segunda-feira, 04 de maio de 2009
por Jornal A Voz da Serra
Chega ao município tubulação para estações de tratamento de esgoto
Chega ao município tubulação para estações de tratamento de esgoto

(SECOM) - O prefeito Heródoto Bento de Mello e o diretor-superintendente da Águas de Nova Friburgo (concessionária dos serviços de saneamento e abastecimento no município), Alexandre Bianchini, acompanhados da imprensa, receberam na manhã desta quinta-feira, 30, na porta da Prefeitura, as primeiras carretas com a tubulação de ferro fundido para a implantação das redes coletoras de esgoto. Inicialmente, são dois quilômetros, do total de oito quilômetros de tubos de ferro fundido, que levarão o material até as seis estações de tratamento a serem construídas no município, nos próximos quatro anos.

O projeto, que consta do contrato de concessão do Poder Público municipal à concessionária, prevê a implantação das seis estações de tratamento do esgoto (ETEs) nos bairros do Cônego, Olaria, Centro, Ponte da Saudade, Córrego D’antas e Conselheiro Paulino. O investimento total calculado para a realização das obras chega a R$ 80 milhões, direcionados à limpeza e preservação dos rios, com o tratamento de 1 bilhão de litros de esgoto por mês, sendo que nesta primeira etapa já serão lançados 300 milhões de litros mensais de esgotos tratados nos rios da cidade.

DUAS BACIAS

Segundo Alexandre Bianchini, “com as ETEs construídas em pontos estratégicos da cidade, os rios e córregos vão recuperar a vida, preservando suas características, sendo que o sistema vai coletar o esgoto de uma região, tratar e devolver a água limpa ao rio, mantendo assim o volume daquele curso d`água”.

A primeira estação será construída em Olaria, com capacidade para tratar 115 litros/seg ou 300 milhões de litros de esgoto por mês. O esgoto será coletado em duas bacias: a do rio Cônego, atendendo aos bairros Olaria, Bela Vista, Parque São Clemente, Vale dos Pinheiros e Lagoinha; e a bacia do rio Santo Antônio, abrangendo Ypu, Perissê, Catarcione e Parque Santa Elisa.

“É um passo gigantesco para a preservação ambiental dos nossos rios e para a melhora de qualidade de vida do friburguense, que terá seu esgoto tratado. Em quatro anos, já poderemos ver nossas águas mais limpas e nossas casas e quintais livres da sujeira e contaminação do esgoto”, avaliou Heródoto, que, tão logo assumiu o Governo, em janeiro último, convocou os novos gestores da Águas de Nova Friburgo para tratar do novo projeto de tratamento dos esgotos. Proposta anterior considerava apenas a construção de uma única estação de tratamento, prevista em Furnas do Catete, para a qual seriam conduzidos os dejetos por dois emissários laterais aos rios.

“De imediato não concordamos com isso. Disse à empresa que queria os nossos rios limpos novamente. Eles entenderam e trataram logo de providenciar o novo projeto que nos foi apresentado no prazo determinado. Agora, temos a satisfação, junto com a população de começar a ver realizado o antigo sonho de ter os nossos rios com suas águas límpidas, como no passado”, arrematou o prefeito e também engenheiro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade